Comissão que vai definir critérios para diagnosticar anencefalia inclui especialistas em genética e bioética
A comissão criada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para definir critérios de diagnóstico de anencefalia em fetos será formada por especialistas em ultrassonografia fetal, ginecologia, obstetrícia, genética e bioética. De acordo com o vice-presidente da entidade, Carlos Vital, será convidado também um representante do Ministério da Saúde. Vital explicou que o objetivo do c…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A comissão criada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para definir critérios de diagnóstico de anencefalia em fetos será formada por especialistas em ultrassonografia fetal, ginecologia, obstetrícia, genética e bioética.
De acordo com o vice-presidente da entidade, Carlos Vital, será convidado também um representante do Ministério da Saúde. Vital explicou que o objetivo do conselho é elaborar critérios seguros e bem definidos para que o diagnóstico da malformação seja feito.
“Hoje, já sabemos que o diagnóstico por imagem [ultrassom] tem um caráter muito resolutivo. Precisamos elaborar isso com detalhes, com o conhecimento de especialistas na área para que possamos, sem a menor dúvida, dar à sociedade a segurança de critérios seguros e eficientes.”
Vital lembrou que, até 2009, mais de 5 mil alvarás foram emitidos pela Justiça brasileira autorizando o aborto de fetos anencéfalos. “As experiências médicas no país existem, não só em termos de diagnóstico, como de realização dos procedimentos”, explicou.
Ele criticou, entretanto, que o país permita o aborto apenas por meio de técnicas como a indução e a curetagem. Sobre casos de sobrevida de bebês com anencefalia por meses ou anos, Vital destacou que os diagnósticos da malformação, “quando corretos e precisos”, não permitem uma sobrevida prolongada e que casos como o da menina Vitória de Cristo, atualmente com 2 anos e 2 meses, podem ter sido mal diagnosticados.
Foi estabelecido prazo de 60 dias para que a comissão defina os critérios para basear o diagnóstico de anencefalia. Só após essa definição, a resolução do CFM será publicada.
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
“Se desconfiasse iria na polícia na hora”, diz mãe sobre Sophia ter sofrido abuso
Médico disse que a menina foi estuprada pelo menos 21 dias antes do crime
‘Ele é bravo’, dizia Sophia sobre o padrasto, segundo a mãe
Sophia foi morta e torturada aos 2 anos em janeiro de 2023
‘Fiquei em choque’, diz mãe de Sophia ao ser questionada por médica sobre reação atípica após notícia da morte
Médica pediatra disse que Stephanie ficou olhando para o celular ao invés de olhar para a filha após ser informada da morte
MPE pede a cassação de prefeito e vice eleitos em Nova Andradina
Caso denúncias sejam comprovadas, ambos perdem os cargos conquistados nas eleições municipais de 2024
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.