Pular para o conteúdo
Geral

Comissão de Constituição aprova projeto que cria o MS Atleta

O projeto de lei 129/12, que implanta o MS Atleta, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) na reunião desta terça-feira (4/9). A proposta prevê a criação de uma ajuda de custo mensal para os atletas de modalidades olímpicas e paraolímpicas individuais e coletivas. A matéria foi […]
Arquivo -

O projeto de lei 129/12, que implanta o MS Atleta, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) na reunião desta terça-feira (4/9). A proposta prevê a criação de uma ajuda de custo mensal para os atletas de modalidades olímpicas e paraolímpicas individuais e coletivas. A matéria foi relatada pelo deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), presidente da comissão.

Conforme o projeto, deverão ser criadas 200 Bolsas-Atleta Estadual, sendo 150 destinadas à categoria Atleta Estudantil e mais 50 para a categoria Atleta Nacional. Aproximadamente mais de R$ 1 milhão pode ser investido anualmente nas ações para o fortalecimento do esporte no Estado.

Outro projeto de lei aprovado pela CCJR é o 104/12, de autoria dos deputados Laerte Tetila (PT) e Jerson Domingos (PMDB), que obriga os hospitais públicos e privados a afixar cartazes sobre o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). A proposta foi relatada pelo deputado Onevan de Matos (PSDB), que também emitiu parecer favorável ao projeto de lei 125/12, do deputado Junior Mochi (PMDB), que denomina o município de como “Areia Santa”.

Já o projeto de lei 131/12, dos deputados Mochi e Arroyo, que eleva a Festa da Cana, realizada em , ao patamar de evento cultural, histórico, ambiental e difusor do conhecimento acerca da cultura da cana de açúcar no Estado, recebeu parecer favorável do deputado Pedro Kemp (PT).

Iniciativa da Usina Sonora e comunidade local, a Festa da Cana surgiu em 1999 com o objetivo de reunir agricultores, pecuaristas, comerciantes e industriais para arrecadar fundos para a construção da matriz da igreja católica da cidade.

Com o passar do tempo, o evento cresceu e atraiu cada vez mais público, inclusive pessoas de diversas regiões e outros estados. Em 2004, a festa, promovida durante três dias em setembro, foi inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Um dos destaques da Festa veio só em 2008. O baile Carapé, que acontece no almoço de domingo, com o tradicional “costelão na brasa”, trouxe ainda mais sucesso para o evento e ganhou até local específico para sua realização.

Outras 11 matérias foram aprovadas na reunião da CCJR realizada nesta tarde no plenarinho Nelito Câmara.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1869 – Corumbá transformada em zona franca

Após sequestrar a ex-mulher na fronteira com MS e ameaçá-la com pistola, homem se mata

Professor capota carro várias vezes após ultrapassagem de veículo na BR-060

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

Últimas Notícias

Cotidiano

Com manhã fria e tarde quente, tempo seco predomina em MS nesta terça-feira

Umidade relativa do ar oscila entre 15 e 30%

Polícia

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa  abandonada na fronteira com MS

Feto também ficou carbonizado

Bastidores

[ BASTIDORES ] Legenda sob nova direção terá que colocar ‘cada um no seu quadrado’

Com cenário eleitoral indefinido, partido inicia tratativas oficiais com possíveis nomes para 2026

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Agentes da PRF já foram avisados que em breve terão de usar câmeras corporais nos uniformes

As câmeras já passaram por testes em coletes e viaturas