Pular para o conteúdo
Geral

Comissão da Câmara aprova projeto que endurece regras para convênio com ONGs

Novos mecanismos de registro, fiscalização e controle das organizações não governamentais (ONGs) estão sendo discutidos no Congresso Nacional. Nesta quarta-feira (5), o Projeto de Lei 3.877 de 2004, iniciado no Senado, foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. Pela proposta, as ONGs interessadas em contratar convênios com órgãos, […]
Arquivo -

Novos mecanismos de registro, fiscalização e controle das organizações não governamentais (ONGs) estão sendo discutidos no Congresso Nacional. Nesta quarta-feira (5), o Projeto de Lei 3.877 de 2004, iniciado no Senado, foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados.

Pela proposta, as ONGs interessadas em contratar convênios com órgãos, autarquias ou fundações da administração pública federal deverão ter, no mínimo, três anos de existência, além de estar cadastradas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).

A intenção é que só recebam recursos as instituições que comprovarem que não têm nenhum débito fiscal, que prestaram contas de verbas recebidas anteriormente e que obtiveram licença ambiental para execução do projeto, quando for necessária.

O texto também estipula que as ONGs deverão fazer uma prestação de contas detalhada dos recursos recebidos e das atividades prestadas. Além disso, o gestor do convênio poderá solicitar a qualquer tempo a apresentação de documentos ou informações a respeito da execução do projeto.

Para o relator do projeto na CSSF, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), a maioria das propostas que foram apresentadas para fazer um controle das atividades dessas instituições não resolvem o problema. “A prestação de contas é analisada pelo gestor público com forte ênfase no controle formal, e quase nenhuma ênfase no controle de resultados”, criticou.

O deputado disse ainda que as ONGs são vistas com suspeição. “Há um movimento de criminalização dessas organizações por parte do Estado e dos veículos de massa da mídia, e as propostas que visam a garantir transparência ditam profundo controle e engessamento dos processos, dificultando e muitas vezes até impedindo a ação ou continuidade de projetos de interesse público e social”.

A aprovação da proposta na comissão foi unânime e bastante comemorada pelos deputados, que enfatizaram a necessidade de “saber separar o joio do trigo”. Segundo a deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), “a gente precisa regulamentar toda essa fiscalização para que o justo não pague pelo pecador”. Apesar da aprovação, a tramitação da proposta ainda é longa. Antes de voltar ao Senado, precisa passar por mais duas comissões e pelo plenário da Câmara.

A relação entre as ONGs e o governo é um tema polêmico. No final de outubro do ano passado, a presidenta Dilma Rousseff determinou a suspensão de contratos do governo com organizações não governamentais e entidades privadas sem fins lucrativos até que fosse avaliada a regularidade da execução do que foi contratado. Poucos dias antes, o então ministro do Esporte, Orlando Silva, havia sido demitido devido a denúncias envolvendo organizações contratadas para executar programas do ministério.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Iagro abre consulta pública para contribuições sobre exposições de aves em MS

Gusttavo Lima cobra R$ 1 milhão para cantar em casamento de Éder Militão

vereadores câmara

Vereadores votam mudanças no Procon Municipal antes do recesso

Audiência pública discute impactos da reforma e ampliação do Hospital Regional

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

lei da reciprocidade

Relatado por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

Em seis meses, PM apreende 90 toneladas de drogas e prende mais de 4 mil em flagrante em MS

Últimas Notícias

Polícia

Condenado mais uma vez, Jarvis Pavão tem pena aumentada para 96 anos de prisão

Jarvis Pavão foi investigado pela morte de Rafaat

Cotidiano

Enquanto shoppings esvaziam, bairros de Campo Grande vivenciam ‘boom’ de galerias comerciais

Migração do Centro para os bairros impulsiona crescimento do comércio em Campo Grande

Le Blog Maria Antonia

“Superman” estreia com força no Brasil e leva 1,3 milhão aos cinemas

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn, estreou com números impressionantes nos cinemas do Brasil.

Emprego e Concurso

Campo Grande convoca aprovados em seleções para assistente social e psicólogo; confira

Os aprovados em ambas as vagas atuarão em funções temporárias, conforme a demanda da administração municipal