Colônia orienta pescadores para cadastro no seguro-desemprego em Corumbá
Dia 05 de dezembro é a data prevista para pagamento da primeira parcela do seguro-desemprego para os pescadores profissionais. Para garantir o recebimento na data correta, os pescadores da Colônia Z-1, em Corumbá, já estão se cadastrando. “Neste ano todo o cadastro está sendo feito online e tudo está mais prático, rápido e preciso. O […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dia 05 de dezembro é a data prevista para pagamento da primeira parcela do seguro-desemprego para os pescadores profissionais. Para garantir o recebimento na data correta, os pescadores da Colônia Z-1, em Corumbá, já estão se cadastrando. “Neste ano todo o cadastro está sendo feito online e tudo está mais prático, rápido e preciso. O cadastro é feito e na hora o pescador tem a confirmação se todos os seus documentos estão em dia e se seu cadastro foi aceito. Economizamos tempo no preenchimento, é algo preciso para os pescadores”, disse Luciene Lima, presidente da Colônia Z-1.
Devido ao novo sistema, o cadastro de seguro-desemprego teve início mais cedo neste ano. Antes do término da piracema, os pescadores já preenchiam o cadastro para o benefício. “No dia 05 de novembro uma equipe do Ministério do Trabalho esteve em Corumbá e realizou o início do cadastro, em alguns dias, mais de 200 pescadores se cadastraram. É possível dizer, que até hoje, ainda faltam 50% dos pescadores profissionais da Z-1 realizarem o cadastro. Nesta mesma data, o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), também começou o atendimento e o realiza até hoje”, explicou Luciene.
A Colônia alerta para que os pescadores que ainda não realizaram o cadastro, não caiam na “lábia” de estelionatários, como aconteceu em 2011. “Ano passado, algumas pessoas se passaram por funcionários da Colônia de Pescadores e aplicaram golpes em pescadores de Corumbá, onde recolheram impostos, que acabaram caindo na conta dos charlatões. O caso foi registrado na Delegacia e tudo foi resolvido. Diante disso, pedimos aos pescadores que antes de se dirigirem ao CIAT, pois atualmente, somente lá o cadastro está sendo feito, que venham até a Colônia para que possamos conferir toda a documentação e que em hipótese alguma aceitem ajuda de terceiros”, alertou.
Durante os quatro meses de Piracema, que neste ano teve início dia 05 de novembro e segue até o dia 28 de fevereiro de 2013, os pescadores profissionais só podem capturar peixe para a subsistência. A única fonte de renda é o seguro-desemprego, pago ao longo do período de defeso.
Os pescadores devem ficar atentos porque há algumas exigências para o recebimento do seguro-defeso. Os pescadores não podem ter outro vínculo empregatício formal e nem estar recebendo algum outro benefício da Previdência Social, pois isso dá direito a perda do benefício. Serão pagas quatro parcelas de um salário mínimo cada mês.
Para dar entrada no seguro desemprego, o pescador deve levar RG, CPF, número do PIS, Número de Identificação do Trabalhador (NIT), Cadastro específico INSS (CEI), comprovante de endereço, carnê do Guia da Previdência Social e a carteira de pesca renovada ou com a normativa.
Garantia
A pescadora Ana Paula Leite, de 30 anos, afirmou que neste ano o cadastro ficou mais rápido e que desde 2003, recebe o seguro-defeso. “Minha família é de pescadores e todos, pais, irmãos, tios, são pescadores. No ano de 2003, eu me tornei uma pescadora profissional e isso tem me ajudado, pois nesse período em que as atividades pesqueiras são suspensas, eu tenho o sustento da minha casa, é uma boa segurança. Por isso, vim logo fazer meu cadastro”, apontou a pescadora.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.