A primeira sessão do projeto de extensão Cineclube UFGD neste segundo semestre será com o filme uruguaio “O Banheiro do Papa” (El Banõ del Papa), às 17h deste sábado (04), com entrada franca, no cineauditório da Unidade I (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

De acordo com a sinopse, estamos no ano de 1988 e o Papa João Paulo II visitará a cidade de Melo, no Uruguai, fronteira com o Brasil. Calcula-se que 50 mil pessoas virão para ver o Papa. Os habitantes mais humildes acreditam que, se venderem comida e bebida a esta multidão, poderão ficar ricos. Muitos venderam casas, terrenos e outros pertences para comprar carnes, linguiças, pães e afins para abastecer o público esperado com comida o suficiente. Beto (César Trancoso), um contrabandista, decide criar o Banheiro do Papa, onde as pessoas poderão se aliviar durante o evento. Mas para torná-lo realidade ele terá que realizar longas e arriscadas viagens até a fronteira, além de enfrentar sua esposa Carmen (Virginia Mendez) e o descontentamente de Silvia (Virginia Ruiz), sua filha, que sonha em ser radialista.

A sessão é gratutita e o filme tem classificação para maiores de 10 anos. Quem quiser participar do projeto e receber certificado (40 horas de atividade de extensão) pode fazer a inscrição até 03 de agosto, pelo site www.cineufgd.blogspot.com. No entanto, qualquer interessado pode participar da sessão, inscrito ou não no projeto.

A programação para o segundo semestre de 2012 será composta pelos mais representativos filmes brasileiros e da América Latina que receberam recursos da ANCINE (Agência Nacional de Cinema).

Motivos para ver “O Banheiro do Papa”:

“O resultado é um ótimo filme que, conseguiu o milagre de agradar ao público e aos críticos” (O Estado de SP).

“Fé que enche os cofrinhos… ‘El banõ del papa’ aposta na relação entre a fé religiosa e a fé laboriosa” (O Globo).

“… Charlone e Fernández criam um filme de uma riqueza humana singular, que mistura em doses certas humor, drama e mesmo suspense. Com um discurso humanista ao mesmo tempo social e emocional, O Banheiro do Papa é uma ode ao homem pequeno” (Zero Hora – Porto Alegre).

“Da mistura de atores tarimbados com não profissionais emerge uma comovente crônica de acento cômico e popular, enriquecida por uma estética capaz de extrair poesia de um ambiente marcado pela pobreza”. (Revista Veja).

“O Banheiro do Papa” é a estreia na direção de César Charlone, premiado diretor de fotografia de “Cidade de Deus” e “Ensaio sobre a Cegueira”.. Divide a direção com Enrique Fernández, roteirista uruguaio nascido na cidade de melhor, onde acontece a história do filme.

Repare como a dupla de diretores extrai interpretações homogêneas do elenco formidável, que mistura atores profissionais e amadores.

Mais informações

www.cineufgd.blogspot.com

Ficha de Inscrição: http://www.ufgd.edu.br/comunicacao/downloads/ficha-segundo-semestre-2012-cineclube-ufgd/view