Chefe de missão da ONU pede ajuda de todos os sírios para deter violência
O novo chefe da missão de supervisão da ONU na Síria (UNSMIS), o general norueguês Robert Mood, pediu neste domingo em Damasco a ajuda de “todos os sírios para deter a violência no país”. “Não podemos fazer nada sem a vontade de todos, tanto faz se somos dez, trinta ou trezentos observadores”, disse Mood em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O novo chefe da missão de supervisão da ONU na Síria (UNSMIS), o general norueguês Robert Mood, pediu neste domingo em Damasco a ajuda de “todos os sírios para deter a violência no país”.
“Não podemos fazer nada sem a vontade de todos, tanto faz se somos dez, trinta ou trezentos observadores”, disse Mood em declarações aos jornalistas em sua chegada ao aeroporto da capital síria.
O general assegurou que a missão está “em contato com todas as partes envolvidas para deter a violência”. Fontes da ONU na Síria disseram à Agência Efe que uma das tarefas de Mood é negociar as condições para a chegada dos observadores da UNSMIS.
Quinze observadores militares desarmados da missão já estão no país, e mais 30 devem chegar amanhã. No total, o grupo da UNSMIS terá 300 componentes.
O objetivo da UNSMIS é comprovar o cumprimento do plano de paz para a Síria, vigente desde 12 de abril, que estipula o fim da violência, a retirada dos tanques das cidades, a libertação dos detidos de forma arbitrária e o início de um diálogo entre o governo e a oposição, entre outros pontos.
Mood já conhecem bem Damasco pois entre 2009 e 2011 liderou a Organização da ONU para a Supervisão da Trégua (UNTSO) no Oriente Médio, criada em 1949 para fiscalizar o fim das hostilidades após a guerra de 1948 entre palestinos e israelenses.
Mas pesar dos esforços, a violência continua no país. Neste sábado, os opositores Comitês de Coordenação Local denunciaram a morte de 31 pessoas, entre elas três menores, durante protestos antigovernamentais.
Na sexta-feira, onze pessoas morreram e outras vinte e oito ficaram feridas num duplo atentado no bairro de Al Maidan, no centro de Damasco, anunciou a televisão oficial.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.