Pular para o conteúdo
Geral

CAU/MS comemora um ano de criação e o Dia do Arquiteto

O CAU Brasil e os CAU/UFs completam um ano de existência neste sábado, 15 de dezembro. Nesta data também é comemorado o Dia do Arquiteto, dia em que nasceu Oscar Niemeyer em 1907. Para celebrar a data o CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul) realizou nessa quinta-feira, 13, uma sessão […]
Arquivo -

O CAU Brasil e os CAU/UFs completam um ano de existência neste sábado, 15 de dezembro. Nesta data também é comemorado o Dia do Arquiteto, dia em que nasceu Oscar Niemeyer em 1907. Para celebrar a data o CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul) realizou nessa quinta-feira, 13, uma sessão plenária comemorativa.

Ontem, durante a reunião, foi feita uma breve apresentação do primeiro ano de trabalho. Segundo a assessoria estão cadastrados hoje no Conselho, 2.047 profissionais, desses, 1.474 são ativos, e 72% desses ativos já fizeram a coleta biométrica este ano para ser confeccionada a carteira de identidade profissional.

“Nós vencemos o primeiro ano da implantação, vencemos o obstáculo de que talvez pudesse haver um atraso na implantação e os profissionais não pudessem exercer a profissão. Esse grande desafio nós superamos, e agora daqui para frente estamos prontos para enfrentar os novos desafios que vierem. No início atendíamos os profissionais com nosso celular particular, e hoje já estamos estruturados. Em seis meses já estávamos operando regularmente”, aponta a vice-presidente do CAU/MS, Giovana Sbaraini.

“Em 2013, queremos avançar ainda mais pelas políticas públicas relativas à nossa profissão. Mais espaço nos órgãos públicos. Poder ajudar nas decisões do nosso estado, pois a arquitetura e urbanismo tem um cunho social enorme e precisamos destacar e dar valor a isso” ressalta o presidente do CAU/MS, Osvaldo Abrão.

Após a plenária comemorativa, o CAU/ MS ofereceu um coquetel aos arquitetos e urbanistas e também aos jornalistas. A casa do arquiteto ficou repleta de profissionais.

“Foi uma grande festa. Só temos a comemorar, pois foi um ano de conquistas. E, o Conselho está aberto para que mais profissionais façam parte dessa história. Queremos ver a casa assim, sempre cheia, e sempre poder contar com todos”, destaca Osvaldo.

Criação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul – CAU/MS foi criado com a Lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país. Uma conquista histórica para a categoria, que significa maior autonomia e representatividade para a profissão.

Autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, o CAU/MS possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo” (§ 1º do Art. 24º da Lei 12.378/2010).  (Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação