Pular para o conteúdo
Geral

CAU/MS comemora um ano de criação e o Dia do Arquiteto

O CAU Brasil e os CAU/UFs completam um ano de existência neste sábado, 15 de dezembro. Nesta data também é comemorado o Dia do Arquiteto, dia em que nasceu Oscar Niemeyer em 1907. Para celebrar a data o CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul) realizou nessa quinta-feira, 13, uma sessão […]
Arquivo -

O CAU Brasil e os CAU/UFs completam um ano de existência neste sábado, 15 de dezembro. Nesta data também é comemorado o Dia do Arquiteto, dia em que nasceu Oscar Niemeyer em 1907. Para celebrar a data o CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul) realizou nessa quinta-feira, 13, uma sessão plenária comemorativa.

Ontem, durante a reunião, foi feita uma breve apresentação do primeiro ano de trabalho. Segundo a assessoria estão cadastrados hoje no Conselho, 2.047 profissionais, desses, 1.474 são ativos, e 72% desses ativos já fizeram a coleta biométrica este ano para ser confeccionada a carteira de identidade profissional.

“Nós vencemos o primeiro ano da implantação, vencemos o obstáculo de que talvez pudesse haver um atraso na implantação e os profissionais não pudessem exercer a profissão. Esse grande desafio nós superamos, e agora daqui para frente estamos prontos para enfrentar os novos desafios que vierem. No início atendíamos os profissionais com nosso celular particular, e hoje já estamos estruturados. Em seis meses já estávamos operando regularmente”, aponta a vice-presidente do CAU/MS, Giovana Sbaraini.

“Em 2013, queremos avançar ainda mais pelas políticas públicas relativas à nossa profissão. Mais espaço nos órgãos públicos. Poder ajudar nas decisões do nosso estado, pois a arquitetura e urbanismo tem um cunho social enorme e precisamos destacar e dar valor a isso” ressalta o presidente do CAU/MS, Osvaldo Abrão.

Após a plenária comemorativa, o CAU/ MS ofereceu um coquetel aos arquitetos e urbanistas e também aos jornalistas. A casa do arquiteto ficou repleta de profissionais.

“Foi uma grande festa. Só temos a comemorar, pois foi um ano de conquistas. E, o Conselho está aberto para que mais profissionais façam parte dessa história. Queremos ver a casa assim, sempre cheia, e sempre poder contar com todos”, destaca Osvaldo.

Criação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul – CAU/MS foi criado com a Lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país. Uma conquista histórica para a categoria, que significa maior autonomia e representatividade para a profissão.

Autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, o CAU/MS possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo” (§ 1º do Art. 24º da Lei 12.378/2010).  (Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina