O CAU Brasil e os CAU/UFs completam um ano de existência neste sábado, 15 de dezembro. Nesta data também é comemorado o Dia do Arquiteto, dia em que nasceu Oscar Niemeyer em 1907. Para celebrar a data o CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul) realizou nessa quinta-feira, 13, uma sessão plenária comemorativa.

Ontem, durante a reunião, foi feita uma breve apresentação do primeiro ano de trabalho. Segundo a assessoria estão cadastrados hoje no Conselho, 2.047 profissionais, desses, 1.474 são ativos, e 72% desses ativos já fizeram a coleta biométrica este ano para ser confeccionada a carteira de identidade profissional.

“Nós vencemos o primeiro ano da implantação, vencemos o obstáculo de que talvez pudesse haver um atraso na implantação e os profissionais não pudessem exercer a profissão. Esse grande desafio nós superamos, e agora daqui para frente estamos prontos para enfrentar os novos desafios que vierem. No início atendíamos os profissionais com nosso celular particular, e hoje já estamos estruturados. Em seis meses já estávamos operando regularmente”, aponta a vice-presidente do CAU/MS, Giovana Sbaraini.

“Em 2013, queremos avançar ainda mais pelas políticas públicas relativas à nossa profissão. Mais espaço nos órgãos públicos. Poder ajudar nas decisões do nosso estado, pois a arquitetura e urbanismo tem um cunho social enorme e precisamos destacar e dar valor a isso” ressalta o presidente do CAU/MS, Osvaldo Abrão.

Após a plenária comemorativa, o CAU/ MS ofereceu um coquetel aos arquitetos e urbanistas e também aos jornalistas. A casa do arquiteto ficou repleta de profissionais.

“Foi uma grande festa. Só temos a comemorar, pois foi um ano de conquistas. E, o Conselho está aberto para que mais profissionais façam parte dessa história. Queremos ver a casa assim, sempre cheia, e sempre poder contar com todos”, destaca Osvaldo.

Criação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul – CAU/MS foi criado com a Lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país. Uma conquista histórica para a categoria, que significa maior autonomia e representatividade para a profissão.

Autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, o CAU/MS possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo” (§ 1º do Art. 24º da Lei 12.378/2010).  (Com informações da assessoria)