Casos de diarréia em crianças aumentaram em 14% na Capital
A maioria dos casos está relacionado a crianças de zero a cinco anos que ainda não tem imunidade para expulsar o vírus do organismo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A maioria dos casos está relacionado a crianças de zero a cinco anos que ainda não tem imunidade para expulsar o vírus do organismo
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que os casos de diarréia, principalmente em crianças de zero a cinco anos, tiveram aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado na Capital. Contudo, fez questão de destacar que apesar da elevação dos números, o surto vem seguindo um padrão dos anos anteriores e permanece dentro da média esperada. Os sintomas, em sua grande maioria são diarréia, vômito, mal-estar e febre, sendo que os casos mais graves podem evoluir para um quadro de desidratação, e até levar à morte.
De acordo com relatório da gerente técnica do MDDA (Monitorização das Doenças Diarréicas Agudas), Luciana Miziara, em março de 2011 foram registrados 5.380 casos de diarréia aguda, contra 4.610 em março deste ano, ou seja, 770 pessoas a mais infectadas. O relatório pontuou ainda que não há motivos específicos para o aumento.
A profissional alerta a população para os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos antes das refeições, beber água potável e aparar as unhas, porque o vírus é também transmitido por meio de bactérias. As pessoas que estiveram infectadas devem manter hidratação constante.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 80% das diarréias agudas no mundo estão relacionadas ao uso da água imprópria para consumo, ausência ou inadequação de sistema de esgoto e práticas de higienes insuficientes. Esses casos resultam em 1,5 milhão de mortes por ano, atingindo principalmente crianças menores de cinco anos, por desidratação.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.