Pular para o conteúdo
Geral

Capacidade de ajuda da Alemanha à zona do euro é limitada, diz Merkel

Alemanha não poderá assumir compromissos que não terá condições de honrar, disse hoje (25) a chanceler alemã, Angela Merkel. Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, ela declarou que a capacidade do país em ajudar a Europa a vencer a crise das dívidas soberanas é limitada. Apesar de ter lembrado que a […]
Arquivo -

Alemanha não poderá assumir compromissos que não terá condições de honrar, disse hoje (25) a chanceler alemã, Angela Merkel. Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, ela declarou que a capacidade do país em ajudar a Europa a vencer a crise das dívidas soberanas é limitada.

Apesar de ter lembrado que a Alemanha sempre defendeu o euro, a chanceler disse que a Europa perderá a credibilidade se o país não for capaz de cumprir suas promessas, como a contribuição ao futuro Mecanismo de Estabilização Financeira (MES) e ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (Fesf). O Fesf foi criado pelos europeus em 2010 para socorrer a Grécia, à beira da moratória, e depois ampliado para outros países em dificuldade financeira.

“Não se trata de não querer ser solidário, não podemos assumir um compromisso que não poderemos honrar”, disse. Na segunda-feira (23), a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu a injeção de mais recursos do bloco para ajudar os países mais fragilizados economicamente.

A chanceler ressaltou que a capacidade atual do FMI, de 250 bilhões de euros, e de seu substituto, o MES, dotado de 500 bilhões de euros, eram suficientes para enfrentar a crise. “Algumas pessoas dizem que é insuficiente, outros dizem que é necessário o dobro, outras o triplo”, declarou. Merkel evitou comentários sobre a proposta de coexistência dos dois mecanismos até 2013, o que aumentaria o poder de reação europeu à crise, como defendem diversos países do bloco e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A chanceler também disse, em entrevista a seis jornais europeus, que era absurdo prometer mais dinheiro sem combater os fatores que originaram a crise. “Nós, os alemães, também devemos ficar atentos a nossos recursos, nossas possibilidades não são ilimitadas. E isso não interessa a Europa”, ressaltou.

O MES deverá entrar em vigor em 2013. A estimativa é que Alemanha contribua com cerca de 8 bilhões de euros para o mecanismo, mas o montante ainda não foi confirmado pelo governo. No próximo dia 30, os representantes dos 27 países da União Europeia se reúnem em Bruxelas para discutir a aplicação de sanções contra estados deficitários e regras de disciplina orçamentária para não colocar em risco a estabilidade do bloco.

O encontro também discutirá mudanças nos tratados, que facilitaria a votação de novas medidas. A reunião também deverá efetivar a implantação dos mecanismos, mas a capacidade dos dois fundos (de atuar contra a crise) deverá ser reavaliada em março de 2012, segundo documento divulgado pela Comissão Europeia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional