Pular para o conteúdo
Geral

Candidato a prefeito de Costa Rica é acusado de furto de energia em imóvel

O candidato a prefeito pela coligação “Um Novo Sonho, Uma Nova História”, Waldeli dos Santos Rosa, (PR) é acusado de furto de energia elétrica, (prática conhecida como gato). O técnico de medição da Empresa Enersul (Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul) constatou no dia 01 de julho de 2009 que o relógio […]
Arquivo -

O candidato a prefeito pela coligação “Um Novo Sonho, Uma Nova História”, Waldeli dos Santos Rosa, (PR) é acusado de furto de energia elétrica, (prática conhecida como gato). O técnico de medição da Empresa Enersul (Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul) constatou no dia 01 de julho de 2009 que o relógio medidor de energia instalado na Avenida José Ferreira da Costa nº. 485, imóvel de propriedade de Waldeli havia sido violado com o intuito de pagar um valor menor na conta de luz conforme B.O (Boletim de Ocorrência) de nº 885/2009 registrado pelo funcionário da empresa.

O Hora da Notícia apurou que o laudo da pericia técnica numero 88115 tem 22 paginas, foi assinado pelo perito Rubens Gazineu Neto que concluiu que o medidor foi violado e registrava o consumo de energia elétrica a menor do que o real consumo. O laudo está anexado ao processo de nº 0002554-56.2009.8.12.0009 (009.09.002554-5).

Conclusão da pericia técnica: “foi contatado que os fios da fase C os quais forneciam o valor de tensão dessa fase para a placa elétrica valor de tensão da fase C para a placa eletrônica, o funcionamento do equipamento ficou claramente alterado uma vez que o valor da tensão da fase C que houve adulteração no relógio medidor de energia instalado na unidade consumidora nesta fase, portanto o equipamento em questão na época dos exames não estava registrando o consumo de energia elétrica referente à fase C, ou seja, estava registrando a menos a efetiva quantidade de energia elétrica que eventualmente viesse a passar por ele”, concluiu.

O inquérito que apurou o suposto furto foi concluído três anos depois do registro da ocorrência e encaminhado para a justiça, porém o representante do ministério público estadual devolveu para o delegado solicitando diligências no sentido de apurar junto a Enersul o valor supostamente furtado e a quantidade de kilowatt que o autor teria sido beneficiado.

O B.O registrado aponta Waldeli como dono do imóvel, o técnico na época relatou que havia notificado Waldeli da suposta fraude constatada no imóvel. Mesmo com todas as evidencias o processo só é encontrado na pagina do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul) pelo numero uma vez que foi cadastrado como autor a apurar.

A época dos fatos, o ex-prefeito foi ouvido pelo Hora da Notícia, e negou ter conhecimento da suposta fraude. Ele firmou que não havia violado o medidor para diminuir o consumo de energia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Local onde Kelvy foi assassinado no Monte Castelo (Foto: Reprodução)

Réu é condenado a 6 anos e 8 meses de prisão por homicídio em Campo Grande em 2021

Empresa de alimentos tem 268 vagas abertas em diversas áreas para quatro cidades de MS

PF cumpre busca e apreensão contra deputado federal do União Brasil em embarque no aeroporto

Cras São Conrado recebe palestra gratuita sobre educação financeira e prevenção de golpes

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

tce-ms licitação

Em meio à briga judicial e após suspensão, TCE-MS confirma data da prova de concurso

Prefeitura de Sonora decretou emergência por falta de água na Comunidade dos Bispos (PMS, Divulgação)

Sonora adere a ata de R$ 106 milhões para fornecimento de materiais de construção civil

Últimas Notícias

Cotidiano

Está em busca de casa própria? Agehab promove 3º Feirão MS Moradia a partir desta quinta

Feirão acontece no Shopping Norte Sul Plaza, com atendimento gratuito

Polícia

Estagiária da Justiça de Naviraí é alvo de ação após vazamento de informações sobre operação contra o PCC

Vazamento teria iniciado à partir de estagiária, que falou sobre a operação para a irmã advogada que, por sua vez, alertou o irmão e este avisou membros em grupo de mensagens

Política

Vereadores aprovam programa ‘Banco Vermelho’ em Campo Grande

Iniciativa transforma um simples banco em um memorial público em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio

Mundo

Trump parabeniza trabalho de Milei na Argentina, e Bessent reforça apoio nas eleições

Secretario de Trump declarou apoio a presidente argentino