Na próxima segunda-feira (3), às 19h30, no Shopping Norte Sul Plaza, será aberta ao público a exposição “Para Todos” – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil, contando com a presença da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib.

Promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e  Organização dos Estados Ibero Americanos, com apoio da Fundação SM, conta com a parceria local da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas) por meio da Superintendência das Políticas de Direitos Humanos com apoio do Norte Sul Plaza e da Fundação de Cultura de MS.

Concebida a partir do desenho universal e com todos os recursos de acessibilidade, a exposição “Para Todos” permite a todas as pessoas, sem exceção, o acesso às informações. Por meio de uma linha do tempo, os visitantes fazem um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos. 

De forma lúdica e educativa a exposição mostra como as pessoas com deficiência se organizaram e saíram do anonimato a que foram relegadas por séculos. De que forma elas reivindicaram espaço e deslocaram, a luta pelos seus direitos, do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos.

O espaço, conteúdo, ação educativa e informação da mostra estão ao alcance de todos os indivíduos, são perceptíveis a todas as formas de comunicação, permitindo a autonomia dos visitantes. Assim, o conteúdo pode ser usufruído independente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes por meio de placas e catálogo em braile, recurso de audioguia e audiodescrição, piso tátil e informações em Libras (vídeo).

A exposição itinerante já passou por quatro capitais – Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. Em todas estas edições foram realizadas parcerias locais o que, além de promover o estreitamento das relações entre as instituições, provocou um movimento em torno do tema e consequentemente um grande impacto e repercussão.

O conteúdo dessa exposição se apoiou, entre outras fontes, em pesquisas feitas no material fornecido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR. Todo esse material serviu para a elaboração das informações que estão apresentadas na forma de textos, vídeos e áudios no espaço expositivo e no catálogo da mostra. A curadoria está a cargo das jornalistas Vera Rotta e Maria José Coelho e o projeto cenográfico foi desenvolvido pelos arquitetos Tiago Balem (coordenação) e Luciano Topin.

A Mostra “Para Todos” – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil prossegue até 22 de setembro, das 10 às 22 horas, Lojas 23/24 Norte Sul Plaza. O shopping fica na avenida Ernesto Geisel, 2.300 – V. Jockey Clube.