Brasil levou ouro e bronze no judô, com Sarah Menezes e Felipe Kitadai, respectivamente, e prata na natação com Thiago Pereira

O primeiro dia depois da Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres deu muitas alegrias para o Brasil, que conquistou nada menos que três medalhas, uma de cada cor mostrando que o país já está nos trilhos para mostrar que é competitivo a 4 anos dos Jogos de Rio de Janeiro-2016. Neste sábado, a piauiense Sarah Menezes conquistou a primeira medalha de ouro do judô brasileiro na categoria até 48 kg.

Outro judoca, Felipe Kitadai, ficou com o bronze na categoria até 60kg. Já a medalha de prata foi do nadador Thiago Pereira, que chegou em segundo lugar da final dos 400 m medley, atrás do americano Ryan Lochte, superando outro nadador dos Estados Unidos, o lendário Michael Phelps, dono de 14 ouros olímpicos, que ficou apenas em quarto.

A façanha do dia: Sarah Menezes Aos 22 anos, Sarah entrou an história do judô brasileiro ao se tornar a primeira mulher a conquistar o título olímpico neste esporte. Ela também acabou com um jejum de 20 anos do Brasil, nos tatames, já que o último judoka a ganhar uma medalha de ouro foi Rogério Sampaio, em Barcelona-1992. Na final, Sarah derrotou ninguém menos que a campeã olímpica de Pequim-2008, a romena Alina Dumitru.

A surpresa do dia: Thiago Pereira Ele mesmo disse que o 400 medley não era sua prova preferida, que ele se sentia melhor nos 200 m, prova menos desgastante e mais adequada ao seu perfil.

Mesmo assim, ele se superou e finalmente conquistou a tão sonhada medalha olímpica após ter batido na trave em Atenas-2004 e Pequim-2008, quando ficou em quinto e quarto lugar dos 200 medley, respectivamente. A cereja no bolo foi o fato de ter superado na final o lendário Michael Phelps, considerado um dos maiores nadadores de todos os tempos

A decepção do dia: Diego Hypolito Bicampeão mundial no solo em 2005 e 2007, o ginasta Diego Hypolito sofreu uma queda no início da sua apresentação e foi eliminado logo na fase de classificação. Diego viveu uma situação semelhante em Pequim, quando também sofreu uma queda, na final da qual era favorito por ter se classificado como líder.

A declaração do dia: Felipe Kitadai, medalhista de bronze no judô “Nem sei direito o que passou por minha cabeça, é difícil expressar isso em palavras. Tudo ficou embaçado com as lágrimas. Foi um sonho que virou realidade.”