Geral

Brasil pode sofrer desabastecimento de energia e de gás

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu nesta quarta-feira um comunicado em que alerta para o risco de desabastecimento de energia e de gás no Brasil no final deste ano e no início de 2013. Segundo a entidade, o nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, […]

Arquivo Publicado em 22/12/2012, às 21h08

None

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu nesta quarta-feira um comunicado em que alerta para o risco de desabastecimento de energia e de gás no Brasil no final deste ano e no início de 2013.



Segundo a entidade, o nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentra a maior parte dos reservatórios do país, representa atualmente apenas 29% da capacidade total de armazenamento.



A Firjan acrescenta que há pouco espaço de manobra uma vez que “praticamente todas as termelétricas disponíveis já estão em operação, não havendo, mais, portanto, margem para aumento significativo da geração térmica”.



A entidade disse também que o cenário é agravado pela dificuldade logística de abastecimento dessas usinas, operadas a óleo combustível e a diesel, e pela previsão de chuvas abaixo da média histórica para os próximos anos, o que intensificaria a redução da capacidade dos reservatórios.



Ainda de acordo com a Firjan, “com a elevada demanda de gás natural para suprimento das térmicas, as distribuidoras estaduais podem ter de exercer junto a clientes industriais as cláusulas de flexibilidade e de interruptibilidade dos contratos, o que provocaria impactos negativos na atividade industrial brasileira”.


Jornal Midiamax