Pular para o conteúdo
Geral

Brasil apresenta à Unesco estudo com pontos de referência sobre rota dos escravos

Após 124 da abolição da escravatura no país, as autoridades brasileiras querem mostrar interna e externamente a contribuição dos migrantes africanos para a cultura nacional. Especialistas apresentarão nesta quarta-feira (25) uma lista de 115 locais que integram a chamada Rota dos Escravos, projeto elaborado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a […]
Arquivo -

Após 124 da abolição da escravatura no país, as autoridades brasileiras querem mostrar interna e externamente a contribuição dos migrantes africanos para a cultura nacional. Especialistas apresentarão nesta quarta-feira (25) uma lista de 115 locais que integram a chamada Rota dos Escravos, projeto elaborado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em memória do tráfico negreiro e da herança histórica deixada pelos africanos em diversos países.

A apresentação dos especialistas brasileiros ocorrerá durante o 4º Festival Internacional do Filme de Pesquisa sobre História e Memória da Escravidão Moderna, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no .

“O projeto existe para pensar a diáspora negra e para criar propostas que dêem visibilidade aos aspectos positivos dessa que foi a maior transferência forçada de população que tivemos na história”, disse o representante brasileiro do Comitê Científico Internacional da Unesco, o antropólogo Milton Guran.

De acordo com ele, o Brasil acolheu 40% da população africana traficada no período escravocrata, o que contribuiu para que hoje seja o segundo país com a maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria.

“Para mapear os pontos, elaboramos um projeto de pesquisa no Laboratório de Imagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e criamos um site na internet para receber sugestões não só do mundo acadêmico, mas também da sociedade civil”, disse Guran.

Entre os locais apontados como emblemáticos, está o Cais do Valongo, na região portuária do Rio, onde funcionou durante anos o maior centro de comercialização de escravos da América Latina. Depois, o local virou Cais da Imperatriz e, em seguida, foi modificado pelo governo republicano, em 1889.

“Estamos revelando essas três fases, que são simbólicas, de como temos tratado a nossa história nesses últimos 150 anos, varrendo para baixo do tapete as coisas”, disse o antropólogo. Segundo ele, o estudo relaciona 13 portos e mercados oficiais por onde chegavam os africanos, além de 15 praias de desembarque ilegal e locais de quarentena.

No total, são 35 locais nos quais as irmandades de origem africana se reuniam, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Há ainda referências a 16 regiões de quilombos, como as vilas fundadas por escravos fugitivos, no Rio e em Salvador. Manifestações culturais, como a capoeira, o jongo e o congado também são mencionadas no estudo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista morre em Dourados após carro bater em árvore e pegar fogo

Rapaz é ferido a tiros por padrasto de amiga ao cantar música  de ‘corno’ em Campo Grande

joao gomes parque das nações

Falou demais? João Gomes deixa escapar informação íntima e transforma parque em formigueiro: ‘um caos’

Kaio Jorge agradece assistência de Matheus Pereira no primeiro gol do Cruzeiro contra o Grêmio (Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro)

Cruzeiro goleia Grêmio e continua na caça ao líder Flamengo no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

As jogadoras do Brasil comemoram a vitória na estreia da Copa América Feminina • Lívia Villas Boas/Seleção Brasileira Feminina

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

Últimas Notícias

Polícia

Mulher cai em golpe ao tentar inscrição para vaga de professor em Dourados

Segundo a vítima, o link imitava o site do governo federal

Trânsito

Mulher teria errado acesso de estrada quando carro caiu de ponte em acidente com morte de mãe e filha 

As mulheres, moradoras de Campo Grande, ficaram presas no cinto de segurança

Bastidores

[ BASTIDORES ] Estou parecido? ‘Trump de Campo Grande’ divide opiniões

Político teve que correr para explicar se tratar de brincadeira e que trabalha para todos

Polícia

Mulher denuncia cafetão após ameaças de morte e golpe de R$ 15 mil de serviço com cliente em MS

Mulher disse que cafetão iria entregá-la a bandidos