Em crise por conta da goleada de 4 a 0 sofrida para o São Paulo, o Botafogo recebe o Coritiba neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão. Estacionado nos 28 pontos na parte intermediária da tabela de classificação, o Glorioso está cada vez mais distante da tão sonhada vaga na Copa Libertadores.

O trabalho da diretoria vem sendo questionado e um novo tropeço pode gerar a queda do técnico Oswaldo de Oliveira. Já o Coxa ganhou novo ânimo após a vitória de 1 a 0 sobre o Internacional e, com 22 pontos, pretende se distanciar de vez da zona de rebaixamento.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, tem usado a conversa para procurar passar ânimo aos seus jogadores. Ele entende que o momento vivido pelo clube é fruto do excesso de jogos e do grande número de lesões, mas demonstra otimismo para esse jogo.

“Nós sabemos que precisamos vencer essa partida, pois ela é muito importante para aquilo que planejamos no Campeonato Brasileiro. Estamos sofrendo com o calendário, com o grande número de lesões e, portanto, vamos precisar superar mais uma vez isso tudo”, declarou.

Se o treinador está preocupado com os problemas do Botafogo, os jogadores alvinegros também têm motivos para ligarem o sinal de alerta em relação ao Coritiba, muito elogiado pelos cariocas.

“O Coritiba tem um time muito forte, sólido e que consegue se comportar bem dentro e fora de casa. Vamos encontrar muitas dificuldades nesta partida, ainda mais que a responsabilidade maior de vitória é nossa por jogarmos dentro de casa. Mas temos condições de reagir neste Campeonato Brasileiro e lutar pelas metas que traçamos no início da temporada”, afirmou o volante Renato.

Além de superar a desconfiança da torcida e o mau momento, o Botafogo vai ter que passar por cima de uma série de desfalques diante do Coritiba. O zagueiro Antônio Carlos, com um estiramento na coxa direita, o meia Andrezinho, com lesão no tornozelo direito, e o atacante Rafael Marques, com entorse no tornozelo direito, estão vetados.

O zagueiro Brinner, com lesão no joelho esquerdo, e o meia holandês Seedorf, com dores na coxa esquerda, deixaram o jogo contra o São Paulo com bolsa de gelo no local da lesão. Porém, apenas o defensor é dúvida e, se for vetado, cede o posto ao jovem Dória.

Os meias Fellype Gabriel, com lesão na panturrilha da perna direita, e Vítor Júnior, com uma contratura na coxa direita, podem reaparecer, mas dificilmente os dois serão escalados de início. A boa notícia fica por conta do retorno do lateral direito Lucas, que cumpriu suspensão diante dos paulistas e volta na vaga do questionado Lennon.

Pelo lado do Coritiba, o técnico Marcelo Oliveira esbanja otimismo em relação à sequência de seu time na competição.

“A vitória sobre o Internacional foi importante para nos dar moral contra o Botafogo. Sabemos que temos condições de ganhar, mesmo respeitando esse adversário. Temos um grupo capaz de subir muito de produção neste segundo turno”, analisou o treinador.

O Coritiba também tem problemas para esta partida. O zagueiro Pereira, com lesão na coxa direita, fica de fora, assim como seu companheiro de zaga, Escudero, e o volante Chico, ambos suspensos por acúmulo de cartões amarelos. Assim, a zaga deverá ser composta por Luccas Claro e Demerson, enquanto que Júnior Urso ganha a vaga no meio-campo. A boa notícia fica por conta do retorno do meia Everton Ribeiro, que cumpriu suspensão contra o Internacional e reaparece para ocupar o posto de Lincoln.

No primeiro turno as duas equipes se enfrentaram no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), e o Botafogo ganhou por 3 a 2, com gols de Lucas (2) e Vítor Júnior. Lincoln e Lucas Mendes descontaram para os paranaenses.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CORITIBA

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de setembro de 2012 (Domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Carlos Nogueira Júnior (SP)

BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Brinner (Dória), Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Lodeiro, Seedorf e Cidinho; Elkeson
Técnico: Oswaldo de Oliveira

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Luccas Claro, Demerson e Eltinho; Willian, Junior Urso, Robinho, Everton Ribeiro e Rafinha; Alex Santos
Técnico: Marcelo Oliveira