Bombeiros registram mais de 30 ocorrências em temporal à noite em Campo Grande

O temporal causa prejuízos em Campo Grande e sobrecarrega atendimento dos bombeiros e da Enersul. Base aérea registra ventos de 90 Km/h

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O temporal causa prejuízos em Campo Grande e sobrecarrega atendimento dos bombeiros e da Enersul. Base aérea registra ventos de 90 Km/h

Em razão da intensa chuva e dos fortes ventos em Mato Grosso do Sul, na madrugada desta sexta-feira (18), foram registradas 32 ocorrências ao Corpo de Bombeiros da Capital. De acordo com o coordenador de operações dos Bombeiros, Major Leandro, as guarnições estão sobrecarregadas e tem bastante trabalho pra hoje (19).

Na noite passada, tiveram diversos chamados, dentre eles, quedas de árvores e outdoor. Durante a noite, os bombeiros atenderam 12 situações de emergência como retirada de árvore de cima de carros, residências destelhadas e queda de outdoor.

O coordenador dos Bombeiros informou que já estão agendadas 17 ocorrências para serem atendidas nesta manhã. Mas ele acredita que o número tende a aumentar, já que as pessoas estão computando os prejuízos.

A Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S.A.) ainda estava atendendo ocorrências do temporal anterior, há ordens de serviço de quatro dias atrás. Mas os números aumentaram, só na noite passada, até agora, foram registrados 450 novas ordens de serviço sobre rompimento de cabo, falta de energia, transformador queimado.

A empresa está com 40 equipes fazendo trabalho de campo para atender a população. A orientação é ligar no 0800 722 7272 da empresa apenas uma vez e aguardar o atendimento.

Tempo

De acordo com a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Marcelo Schineider, o fenômeno ocorreu porque no final de tarde de ontem (18) uma área instabilidade do Paraguai se deslocou para o sudoeste do estado do Mato Grosso do Sul, entre Amambai e Porto Murtinho.

Com isso, algumas horas depois avançou para o centro do estado, incluindo a capital, Campo Grande Nesta época do ano é comum ocorrer fenômenos como este, em virtude da alta umidade do ar. De acordo com o meteorologista esta combinação de calor e umidade, torna-se um combustívelnecessário para a formação das tempestades.

O tempo deve continuar instável, com possibilidade chuva mais forte no sudoeste do estado, no nordeste, com nebulosidade durante o dia e possíveis trovoadas em Porto Murtinho, Sul de Dourados, Amambai e Ponta Porã. Já em Campo Grande, possivelmente, haverá pancadas de chuva no período da tarde e à noite, com menor proporção.

Para o final de semana estão previstas nuvens, abertura de sol, tempo úmido e pancadas de chuva forte apenas no sul e sudoeste estado. Mas nas demais áreas, a chuva deve ocorrer de forma isolada e, preferencialmente, a partir do período da tarde. Para o domingo, já estão prevendo uma mudança de temperatura, com a vinda de uma possível frente fria.

Conteúdos relacionados