Um bombardeio aéreo da Otan matou ao menos cinco mulheres civis no Afeganistão neste domingo e outros sete estão feridos. A organização pediu desculpas pelo ataque que estava destinado a atingir um grupo de insurgentes na região de Laghman, uma área remota e tomada pelos Talebans. Ontem, dois soldados americanos foram mortos em uma emboscada próxima à base onde está o príncipe Harry.

Autoridades afegãs disseram que provavelmente o número de vítimas chegue a oito. O major Adam Wojack, um dos porta-vozes da Otan, disse que as cifras ainda não são confiáveis e prometeu uma investigação para apurar as causas do ataque.

“Infelizmente, estamos cientes de um possível ataque que causou a morte de vários civis. A Otan pede desculpas a todos os membros da comunidade da província de Laghman os envolvidos no caso”, declarou Wojack.

Esse não foi o primeiro ataque que vitimou civis no Afeganistão, e o presidente Hamid Karzai já havia demonstrado a sua insatisfação com as forças de segurnaça que atuam na região.

Massacre

Em março, o presidente afegão Hamid Karzai condenou um massacre de 16 civis, na província de Kandahar, reduto do sul do Afeganistão. Na ocasião, um soldado americano entrou em uma vila afegã e disparou contra civis de maneira indiscriminada. Segundo as autoridades, ele teve um colapso nervoso.