Afastado da Seleção Brasileira desde a temporada de 2007, Ricardinho foi pré-convocado pelo técnico Bernardinho para a disputa da Liga Mundial. O jogador faz parte de uma lista de 25 nomes divulgada no site oficial da Federação Internacional de Vôlei nesta segunda-feira.

Pouco antes da edição de 2007 dos Jogos Pan-americanos, disputada no Rio de Janeiro, houve um desentendimento e Ricardinho acabou cortado em um episódio até hoje não esclarecido publicamente. Após um período de completo afastamento, o levantador se reaproximou dos integrantes da Seleção, o que culmina com a pré-convocação.

A inclusão de Ricardinho na pré-lista para a Liga Mundial, no entanto, não é garantia de retorno à Seleção Brasileira. Como o torneio é longo, Bernardinho costuma convocar uma lista maior para aproveitar os atletas de forma estratégica na parte inicial do torneio. Para a fase final, apenas 12 serão selecionados.

Após o vice-campeonato da Superliga diante do Cruzeiro, o levantador do Vôlei Futuro admitiu que gostaria de disputar os Jogos de 2012. “Realmente, esse negócio de Londres e Olimpíada me deixa um pouco empolgado. Vamos ver o que vai acontecer”, disse Ricardinho, campeão em Atenas-2004, no último sábado.

Na temporada de 2010, Bernardinho também incluiu o levantador, considerado um dos melhores do mundo na posição, na pré-lista para a Liga Mundial. No entanto, o próprio jogador pediu para não ser convocado, já que estava retornando ao Brasil após um longo período na Itália.

O treinador da Seleção Brasileira também convocou os levantadores Bruninho, Marlon e Rapha, além de William Arjona, campeão da Superliga com o Sada Cruzeiro. Maurício, mais um do time mineiro, e Lorena, destaque do Vôlei Futuro, também foram relacionados.

Confira a pré-lista de Bernardinho para a Liga Mundial:

Levantadores

Bruninho, Marlon, Rapha, Ricardinho, Willian Arjona

Meio-de-rede

Gustavo, Eder, Sidão, Rodrigão, Lucão, Henrique

Líberos

Serginho, Mario Junior

Atacantes

Wallace, Leandro Vissotto, Giba, Murilo, Theo, Thiago Alves, João Paulo Bravo, Dante, Lorena, Lucarelli, Renan, Mauricio