Pular para o conteúdo
Geral

Bento XVI pede paz no Oriente Médio em sua 1ª visita ao Líbano

O papa Bento XVI pediu nesta sexta-feira no Líbano a paz e a irmandade dos povos da região, onde desejou que os cristãos permaneçam, durante a firma da Exortação Pós-sinodal (documento final) do Sínodo de Bispos para o Oriente Médio de 2010. “Que todos os povos da região vivam em paz, irmandade e liberdade religiosa”, […]
Arquivo -

O papa Bento XVI pediu nesta sexta-feira no Líbano a paz e a irmandade dos povos da região, onde desejou que os cristãos permaneçam, durante a firma da Exortação Pós-sinodal (documento final) do Sínodo de Bispos para o Oriente Médio de 2010.

“Que todos os povos da região vivam em paz, irmandade e liberdade religiosa”, disse Bento XVI na basílica de em Harissa, ao norte de Beirute, aonde chegou hoje em uma visita histórica de três dias, a primeira ao Líbano em seus sete anos de Pontificado.

Durante seu discurso, Joseph Ratzinger fez um convite ao diálogo “neste contexto difícil”: “Devemos celebrar a vitória do amor sobre o ódio. Convido-vos a não ter medo e conservar vossa fé”, ressaltou.

Nesse sentido, fez um apelo aos fiéis para que se aferrem à verdade nos países onde há divisões e feridas para recuperar a união.

“A tolerância deve triunfar sobre a vingança e a união sobre a divisão”, assegurou o papa, destacando que “este é um apelo insistente para que toda palavra se transforme em fato”.

O documento assinado hoje traz as propostas aprovadas pelos bispos no sínodo de 2010, onde rejeitaram que se recorra à Bíblia para justificar as “injustiças” e defenderam que os palestinos tenham um Estado próprio, na linha “dois povos, dois Estados” (Israel e Palestina), entre outros assuntos.

Nessa reunião se pediu, além disso, à comunidade internacional e aos países do Oriente Médio que não retrocedessem na busca da paz na região, uma conquista que o papa considerou que é “possível e urgente”.

O sumo pontífice explicou na basílica de São Paulo que a Exortação Pós-sinodal é dirigida a todo o Oriente Médio e sua primeira mensagem é indicar aos fiéis o que devem fazer nesta terra.
“A Igreja de Oriente deve viver sem temor porque Deus está nela para que pratique sua fé de forma efetiva”, disse Bento XVI.

O papa assinou o documento, que entregará aos bispos da região em uma missa em Beirute no próximo domingo, em um ato do qual participaram o presidente do Líbano, Michel Suleiman, bispos de todas as confissões – alguns vindos de Iraque e Egito -, várias personalidades políticas e 450 convidados.

Em seu discurso de boas-vindas, o patriarca melquita-católico, Gregorio III Laham, insistiu na necessidade de solucionar o conflito palestino-israelense, e assegurou que “o reconhecimento do Estado palestino preparará a via para uma verdadeira ”primavera árabe””.

Em sua chegada à basílica esta tarde, o papa recebeu a chave da aldeia de Darun-Harisa das mãos de seu prefeito, Antonie Chaker Chammal, e depois entrou no templo enquanto um coro entoava cantos bizantinos.

Um grande número de pessoas, portando bandeiras do Líbano e do Vaticano, seguia o ato do lado de fora, onde foram instaladas cadeiras.

A basílica de São Paulo em Harissa foi a primeira escala da viagem do papa pelo Líbano.
Sua visita ocorre em um clima de tensão na região por causa da crise na Síria e dos protestos contra embaixadas dos EUA e de outros países ocidentais, devido a um vídeo sobre o profeta Maomé, considerado blasfemo pelos muçulmanos.

De fato, na cidade libanesa de Trípoli, no norte, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas nos distúrbios desencadeados pelos protestos contra o vídeo.

No mesmo aeroporto de Beirute, Bento XVI pediu, pouco após sua chegada, que se preserve o equilíbrio entre muçulmanos e cristãos no Líbano.

“É muito importante o equilíbrio entre cristãos e muçulmanos. É preciso preservá-lo e tem que ser ponderado”, solicitou Bento XVI.

Amanhã, o papa se reunirá com Suleiman; o presidente do Parlamento, Nabil Berri, e o primeiro-ministro Najib Mikati no Palácio de Baabda.

Depois, se reunirá com líderes das diferentes comunidades religiosas que convivem no Líbano, e pela tarde realizará um encontro com jovens libaneses na sede do patriarcado maronita em Bkerke, onde deve pronunciar um discurso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Últimas Notícias

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil