Pular para o conteúdo
Geral

Bancada de MS apoia CPMI do Cachoeira e defende investigação ampla ‘doa a quem doer’

Parlamentares sul-mato-grossenses não titubearam e disseram sim à instalação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as relações entre o empresário Carlinhos Cachoeira e agentes públicos e privados. Dois dos seis parlamentares encontrados pela reportagem informaram, inclusive, já ter assinado documento para viabilizar a apuração. Também é consenso entre...
Arquivo -

Parlamentares sul-mato-grossenses não titubearam e disseram sim à instalação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as relações entre o empresário Carlinhos Cachoeira e agentes públicos e privados.

Dois dos seis parlamentares encontrados pela reportagem informaram, inclusive, já ter assinado documento para viabilizar a apuração. Também é consenso entre a bancada federal a necessidade de a investigação ser “comprometida com a verdade doa quem doer”.

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) destacou ser um dos primeiros a assinar lista para criar a CMPI. “Defendo uma investigação serena, apartidária e comprometida com a verdade doa a quem doer”, declarou. Para ele, a apuração pode, inclusive, “expor outros desdobramentos”. “Novas ramificações deverão surgir”, apostou.

Indagado sobre o risco de a CPMI “acabar em pizza”, Fábio Trad afirmou que o Congresso não tem outra saída a não ser “entrar de cabeça” nas apurações. “Não podemos sucumbir à onda de descredibilidade neste mar de lama”, defendeu.

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) também informou ter assinado a lista para criar a CPMI. “Toda a classe política está disposta a investigar o esquema, tanto oposição quanto os governistas”, enfatizou “E não haverá cerceamento”, prometeu.

O tucano Reinaldo Azambuja ainda não assinou a lista, mas vai incluir seu nome na próxima terça-feira (17). “Temos a responsabilidade de levar à sociedade todas as informações sobre esse caso”, enfatizou.

O deputado federal Marçal Filho (PMDB) também se mostrou favorável à instalação da CPMI e destacou a indicação de congressistas tanto da situação, quanto da oposição para compor o grupo de inquérito. “O importante é que ela vem para apurar os fatos e mostra que não há interesse político, é uma CPMI isenta”, comentou.

Por meio de sua assessoria, o deputado federal Vander Loubet (PMDB) foi outro a revelar-se favorável à investigação. O senador Antônio Russo (PR) também se manifestou via assessoria de imprensa. Ele seguirá a orientação do bloco “União e Força”. O grupo é composto pelo PTB, PSC e PR e se reunirá na próxima terça-feira para discutir se assinará ou não o requerimento.

Os senadores Waldemir Moka (PMDB), Delcídio dos Amaral (PT) e os deputados federais Antônio Carlos Biffi (PT), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Edson Giroto (PMDB) não retornaram à reportagem para se manifestar sobre a CPMI.

Na mira da CPMI

Preso em fevereiro, Carlinhos Cachoeira é acusado de explorar jogos ilegais e de ter criado uma rede de influência para dar suporte às suas atividades criminosas. As investigações da polícia demonstraram que ele teve contatos com vários políticos de Goiás, entre eles com o senador Demóstenes Torres.

O objetivo da CPMI é investigar, durante 180 dias, as práticas criminosas desvendadas pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, com o envolvimento de Cachoeira e agentes públicos e privados. O pedido também permite a apuração do esquema de interceptação e monitoramento de comunicações feito pelo contraventor.

A CPMI precisa do apoio de 27 senadores e 171 deputados. A expectativa, segundo o líder do PT, senador Walter Pinheiro (BA), é de que o número de assinaturas necessárias para a criação seja alcançado até a próxima terça-feira. No mesmo dia, o requerimento será entregue às Mesas da Câmara e do Senado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

Últimas Notícias

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado