Pular para o conteúdo
Geral

Aumento no número de crianças acima do peso resulta em criação de grupo de combate à obesidade

O trabalho junto a 60 crianças e adolescentes foi premiado na modalidade Práticas Inovadoras da Gestão Municipal
Arquivo -

O trabalho junto a 60 crianças e adolescentes foi premiado na modalidade Práticas Inovadoras da Gestão Municipal

Levantamento feito por profissionais de diversas áreas da saúde apontou que aproximadamente 40% das crianças e adolescentes com idade entre cinco e 14 anos, passam por problemas relacionados à obesidade. Devido a este fator, uma equipe multiprofissional da área da saúde realiza há três anos, práticas de forma a combater a obesidade infantil. Conforme o IBGE, 40% da população do Brasil está acima do peso.

O trabalho desenvolvido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) junto a 60 crianças e adolescentes foi premiado na modalidade Práticas Inovadoras da Gestão Municipal. As crianças atendidas pelo programa são encaminhadas após receberem atendimento na Rede Municipal de Saúde.

Conforme a nutricionista Nathalie Schwager, coordenadora do projeto realizado no Centro de Especialidades Infantil, o programa envolve nutricionista, endocrinologista infantil, psicólogo, enfermeiro, profissional de educação física, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e odontólogo.

“O trabalho conta com o suporte psicológico às crianças e procura realizar a mudança de hábitos, inclusive da família, com respeito à reeducação alimentar, para que hábitos saudáveis sejam incorporados.”.

Nathalie reforça que o trabalho preventivo é a melhor forma de se criar hábitos saudáveis. Ela conta que crianças magras também sofrem pela má alimentação, seja por comer muito, porém de forma errada, seja por se recusarem a comer. “Temos casos em que um irmão possui sobrepeso e o outro é muito magro, por má alimentação”

“O sobre peso e a obesidade atingem cerca de 35 a 40% das crianças da Rede Municipal de Ensino em . Durante as atividades, feitas com a criança e a família, os especialistas do projeto explicam sobre como proceder de forma a melhorar a qualidade de vida.”.

O programa existe há três anos e realiza o acompanhamento anual da criança. O grupo se reúne uma vez por mês e na tarde desta terça-feira, foi realizada uma reunião com as crianças e seus familiares.

Maria de Lourdes, avó de Thaila, de cinco anos, conta que quando sua neta chega da escola tem muita vontade de comer alguma coisa, pois é ansiosa, e como forma de amenizar, seguindo a recomendação dos profissionais, procura tomar algumas providências para que a menina não coma muito.

“Procuro diminuir a ansiedade dela fazendo com que tome um banho, por exemplo, ou alguma outra atividade relaxante.”.

IBGE

A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), no ano de 2008-2009, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, veio constatar tal fato, apontando que 40% da população brasileira estão acima do peso.

Um dado preocupante é que entre crianças de 5 a 9 anos essa porcentagem também é alta. O IBGE revela que 36,6% das crianças brasileiras estão acima do peso. Os índices de obesidade também estão num patamar elevado, crescendo muito nos últimos 35 anos. Em 1974, apenas 1,4% das crianças eram obesas, saltando para 16,6% em 2009. Verificou-se, ainda, o seguinte padrão: há mais crianças obesas nas localidades urbanas e na região sudeste do Brasil.

Em relação à população adolescente, os índices de excesso de peso e obesidade também cresceram, porém em ritmo mais lento. Se em 1974, 0,4% eram obesos, em 2009 essa porcentagem subiu para 5,9%. Verificou-se uma predominância de obesidade nos adolescentes com maior poder aquisitivo, havendo uma distribuição espacial dessas pessoas semelhante em todas as regiões brasileiras. Constatou-se, ainda, que o sobrepeso aumentou mais entre os adolescentes do sexo masculino do que do feminino.

Prêmio

Na sexta-feira (30), a partir das 8h, os coordenadores do programa serão premiados na 8ª edição do Prêmio sul-mato-grossense de Gestão Pública, na modalidade Práticas inovadoras da gestão municipal.

O evento será realizado na Governadoria, no Parque dos Poderes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem é encontrada morta em Bela Vista

futebol ato atleta

Ato de solidariedade: times se unem em apoio à atleta trans após desistência de adversárias

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado demência de Bruce Willis

Incêndio próximo ao Aeroporto dura mais de 24h e já atingiu 3 hectares

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e segue para hospital com escolta da PF

Acidente que matou três da mesma família teria ocorrido após quebra da direção, diz parente

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Jair Bolsonaro (PL) retornou para prisão domiciliar neste domingo (14). Ele deixou hospital após série de atendimentos. O médico do ex-presidente, Cláudio Birolini, afirmou que o militar possui princípio de anemia. Assim, lembrou que a condenação deixou o ex-presidente fragilizado. “Ele é um senhor de 70 anos, que passou por diversas intervenções cirúrgicas. Está bastante … Continued

Emprego e Concurso

Processo seletivo de Paranaíba está com vagas abertas até dia 22

São 26 vagas para cargos de nível médio e superior

Brasil

Grupo que driblou bilhões em PIX é preso pela PF

O grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras

Polícia

Homem que estava desaparecido desde agosto é encontrado morto em Três Lagoas

Luiz desapareceu após ter deixado o hospital em que estava internado sem alta médica