Geral

Ato de solidariedade ao povo palestino acontece em Corumbá

Ato de solidariedade ao povo palestino será realizado hoje (4) na Associação Comercial, na rua Delamare, a partir das 20h30. A iniciativa é promovida pelo Comitê Corumbaense de Solidariedade ao Povo Palestino. O encontro, que terá representantes da sociedade árabe palestina em Corumbá, destacará a recente decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas […]

Arquivo Publicado em 04/12/2012, às 12h29

None

Ato de solidariedade ao povo palestino será realizado hoje (4) na Associação Comercial, na rua Delamare, a partir das 20h30. A iniciativa é promovida pelo Comitê Corumbaense de Solidariedade ao Povo Palestino.


O encontro, que terá representantes da sociedade árabe palestina em Corumbá, destacará a recente decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que elevou a Autoridade Palestina ao status de Estado observador. A resolução foi aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia-Geral. Houve nove votos contrários e 41 abstenções. Os votos contrários foram de EUA, Canadá, República Tcheca, Palau, Nauru, Micronésia, Ilhas Marshall e Panamá.


A medida garante aos palestinos o direito de integrar agências e órgãos da ONU. O status, semelhante ao do Vaticano, permite que os palestinos opinem, mas sem direito a voto, e, segundo especialistas, abre espaço para as discussões sobre a criação de um Estado independente. A resolução, porém, divide opiniões. A União Europeia está fragmentada.


O ato de solidariedade também vai lembrar a passagem do Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino, celebrado em 29 de novembro, que marca o aniversário, da Resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, que resultou na aprovação do Plano de Partição da Palestina (1947). Em 1977, por meio da Resolução 32/40, a ONU deliberou que em todo o mundo a data fosse respeitada.

Jornal Midiamax