Pular para o conteúdo
Geral

Atletas podem pedir alteração em horários de jogos na Copa de 2014

O sindicato internacional dos jogadores de futebol deverá pedir à Fifa para que reconsidere os horários de jogos marcados para o começo da tarde durante a Copa de 2014 no Brasil, por causa do calor previsto em algumas das sedes. Theo van Seggelen, secretário-geral da entidade FIFPro, disse que os jogadores levam essa questão “a […]
Arquivo -

O sindicato internacional dos jogadores de futebol deverá pedir à Fifa para que reconsidere os horários de jogos marcados para o começo da tarde durante a Copa de 2014 no Brasil, por causa do calor previsto em algumas das sedes.

Theo van Seggelen, secretário-geral da entidade FIFPro, disse que os jogadores levam essa questão “a sério”, e que podem recorrer à Fifa (entidade que comanda o futebol mundial) por considerarem que não houve discussão suficiente.

“É nosso dever fazer isso para proteger o esporte e proteger os jogadores. seria irrealista dizer que não vamos jogar, isso é ir longe demais”, disse Van Seggelen, cujo sindicato representa cerca de 60 mil atletas profissionais do mundo todo.

Ele desafiou a Fifa a explicar “por que não parece ser um problema” jogar no começo da tarde em lugares como Natal, Recife, Salvador e , conforme prevê o calendário divulgado em setembro.

“Sei que às vezes é difícil para os organizadores do futebol, mas o tempo em que os jogadores aceitavam tudo passou, isso acabou”, disse Van Seggelen.

A Fifa diz ter feito amplas consultas, inclusive com médicos, sobre os horários, mas Van Seggelen revelou que a FIFPro está realizando sua própria pesquisa.

“Quero saber até que ponto isso é ruim. Percebemos que as Copas do Mundo são um verdadeiro negócio, mas é claro que esse negócio não pode ser mais importante que a saúde dos jogadores.”

O holandês disse que o assunto deverá ser discutido na próxima reunião do conselho da FIFPro. Segundo ele, o problema afeta não só a saúde dos jogadores, mas também a qualidade do espetáculo. “A Copa do Mundo precisa ser jogada nas circunstâncias mais ideais”, afirmou.

Ele admitiu, no entanto, que as mudanças poderão ser difíceis. “Sou realista, eles provavelmente já assinaram os contratos. Mas difícil não significa que seja impossível, e devemos pelo menos fazer nosso trabalho.”

Já houve Copas anteriores em climas muito quentes, especialmente a de 1994 nos EUA. Nas de 1970 e 86, no México, a altitude também foi um problema, junto com o calor.

“Pelo menos demos um passo adiante”, disse Van Seggelen. “Acho que o aconteceu em 1994 não aconteceria hoje. A vantagem que temos agora é um diálogo, mas não faz sentido ter um diálogo com os jogadores se você já tomou a decisão de antemão.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quati branco faz aparição rara e surpreendente em Mato Grosso do Sul

Após ‘surto’, Silva se recusa a pedir desculpas a Virgínia Fonseca: ‘Dobro a aposta’

Discussão por uso de mureta de casa termina com vizinho esfaqueado em Ribas do Rio Pardo

Corrupção em Terenos: empreiteiros embolsaram R$ 19 milhões em contratos

Notícias mais lidas agora

‘PM, maçom e empreiteiro’: policial do Choque está entre presos por corrupção em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

AO VIVO: Fux é o terceiro a votar em nova sessão de julgamento contra Bolsonaro desta quarta

Vaga Zero: operação faz buscas em secretaria, centro de saúde e casas de Selvíria

Últimas Notícias

Polícia

Investigado por abuso sexual de crianças e adolescentes na internet é alvo da PF

Homem foi preso em flagrante durante operação nesta quarta-feira (10)

Transparência

Prefeitura publica licitação de R$ 333 mil para compra de coletes balísticos

A compra foi solicitada para a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Pessoal

Política

Comissão de Agricultura aprova PL sobre Plano Safra

O projeto estabelece que o Poder Executivo não poderá suspender, cancelar ou contingenciar os recursos destinados ao Plano Safra sem autorização expressa do Congresso Nacional

Transparência

Além de prefeito preso, operação também mira vereador do PSD em Terenos

Político tem empresa listada entre os contratos suspeitos de fraude na secretaria de obras