Pular para o conteúdo
Geral

Atirador norueguês usou videogame para planejar ataque

O fanático anti-islâmico norueguês Anders Behring Breivik disse nesta quinta-feira (19) à Justiça que usou jogos de computador para preparar seus ataques de 2011, depois de passar quase um ano inteiro isolado da sociedade para dedicar horas a fio a um videogame. Breivik, julgado pela morte de 77 pessoas em 22 de julho, disse que […]
Arquivo -

O fanático anti-islâmico norueguês Anders Behring Breivik disse nesta quinta-feira (19) à Justiça que usou jogos de computador para preparar seus ataques de 2011, depois de passar quase um ano inteiro isolado da sociedade para dedicar horas a fio a um videogame.

Breivik, julgado pela morte de 77 pessoas em 22 de julho, disse que passou “muito tempo” jogando Modern Warfare, jogo de tiro em primeira pessoa, e que também dedicou quase um ano a World of Warcraft, jogo de guerra para vários jogadores, com mais de 10 milhões de participantes on-line.

“Eu realmente não gosto desses jogos, mas é bom se você quer simular para propósitos de treinamento”, disse Breivik, que sorriu ao descrever o sistema de mira de Modern Warfare.

Breivik matou oito pessoas com um carro-bomba no centro de Oslo, e depois assassinou a tiros outras 69 – principalmente adolescentes – em um acampamento do Partido Trabalhista numa ilha próxima à capital norueguesa.

Ele admitiu os assassinatos, mas declarou ser inocente e ter agido em legítima defesa, já que para ele as vítimas eram traidores que ameaçavam a pureza étnica norueguesa ao apoiarem a imigração e o multiculturalismo.

Breivik disse que no Réveillon de 2010 para 2011 passou 17 horas seguidas jogando Modern Warfare, e acrescentou que jogos desse tipo serviam para simular a reação policial ao atentado e a melhor estratégia de fuga.

“Calculei a probabilidade de sobreviver ileso em menos de 5 por cento”, afirmou ele ao tribunal no terceiro dia de depoimentos, referindo-se ao atentado a bomba entre prédios governamentais, quando ele esperava ser cercado por policiais. “Eu me treinei para sair dessa situação. Era isso que eu estava simulando.”

Quando adquiriu as armas a serem usadas nos ataques, ele as batizou com nomes da mitologia nórdica. “O rifle eu chamei de Gungnir, que é o nome da lança mágica de Odin, que volta depois que você a atira. E a Glock eu chamei de Mjoelnir (…), era o martelo do deus guerreiro Thor.” Ele usou runas (um arcaico alfabeto nórdico) para marcar os nomes nas armas.

Durante a preparação, ele foi morar com mãe, para economizar, e dedicava muitas horas aos games de guerra, o que preocupava a mulher. “É claro que eu não podia dizer a ela que estava tirando um sabático porque ia me explodir dentro de cinco anos (…). Era um sonho que eu tive, e eu queria realizar.”

O julgamento de Breivik deve durar dez semanas. A principal dúvida é se ele será considerado mentalmente apto para ser julgado e cumprir pena. Breivik disse que ser considerado inimputável seria uma humilhação “pior que a morte”.

Uma junta de psiquiatras nomeada pelo tribunal o considerou insano, mas outra o considerou apto.

Na quarta-feira, Breivik disse que deveria ser absolvido ou executado, e que a possibilidade de cumprir pena de prisão é “patética”.

Durante o julgamento, Breivik tem insistido que comanda um movimento nacionalista de resistência, e que em 2002 foi admitido em Londres numa ordem de militantes nacionalistas chamada Cavaleiros Templários. Ele no entanto se recusou a responder mais de cem perguntas sobre o assunto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Empresa têxtil

Empresa têxtil abre 150 vagas de emprego em Campo Grande

goleiro bruno abandona futebol

Goleiro Bruno abandona futebol e segue nova carreira secreta

Morre em SP Amado Moura, fisiculturista de Três Lagoas

Adolescente é ferido por tiro ao deixar arma cair durante manejo de carneiros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

lula veto

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

Antes de taxação do Trump, Brasil fecha junho com recorde de exportação de carne bovina

Para o Governo do Estado, a suspensão da exportação de carne bovina aos EUA pode baratear o preço do alimento em MS

MidiaMAIS

Reforma no Monumento dos Tuiuiús é concluída e terá novidade em Campo Grande

Mudança foi proposta por construtora e aceita pelo artista plástico responsáveil pela obra

Famosos

Sertanejo Luciano Rocha morre após passar mal durante show em SC

Luciano Rocha se apresentava com o Grupo Som Baileiro quando começou a sentir dores e precisou ser levado ao hospital às pressas; entenda

Cotidiano

MS recebe 50 mil doses da nova vacina contra meningite

O estado contabiliza 73 notificações da doença em 2025, sendo 35% entre crianças de 0 a 11 anos