Um homem fortemente armado abriu fogo contra alunos e funcionários de uma escola primária de Connecticut, nos Estados Unidos, matando pelo menos 26 pessoas, inclusive 20 crianças, nesta sexta-feira (13), no mais recente de uma série de massacres com armas de fogo no país.

O autor do massacre morreu dentro da Escola Primária Sandy Hook, em Newtown, no Estado de Connecticut, na Costa Leste dos EUA, disse o tenente da polícia local, Paul Vance, em entrevista coletiva.

Vance contou que o homem matou 18 crianças e seis adultos na escola, e duas crianças feridas morreram mais tarde no hospital. Outra pessoa ligada ao suspeito foi encontrada morta numa casa em Newtown, elevando o total de vítimas fatais para 28. Um dos mortos era a mãe do atirador, uma professora da escola, segundo o The New York Times, citando uma autoridade de segurança. O jornal também disse que o homem se matou no local do crime.

O suposto atirador entrou na escola enquanto as crianças estavam dentro das salas de aula na parte da manhã. Ele portava quatro armas e usava um colete à prova de balas, afirmou a WABC. Esse é um dos piores massacres armados na história do país.

A tragédia, em plena época natalina, foi a segunda desse tipo nesta semana nos Estados Unidos e deve contribuir para a retomada do debate sobre o controle de armas. Emocionado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso na sala de imprensa da Casa Branca e lamentou a morte de “pequenas crianças lindas com idades entre 5 e 10 anos”.

“Como país, passamos por isso muitas vezes”, disse Obama, descrevendo uma lista de massacres recentes.”Vamos ter que nos unir e tomar medidas significativas para evitar mais tragédias como essa, independentemente da política”, disse Obama em aparente referência à influência da Associação Nacional de Rifles sobre alguns membros do Congresso.

Obama continua empenhado em tentar renovar a proibição de armas de assalto, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. Testemunhas disseram ter ouvido dezenas de tiros, com alguns afirmando que foram 100. Outra pessoa estava sendo mantida sob custódia da polícia após ser detida num bosque perto da escola vestindo calças de camuflagem, informou a CBS.

CRIANÇAS ENSANGUENTADAS

A Escola Primária Sandy Hook leciona para crianças do jardim da infância à quarta série, com idades de 5 a 10 anos. “Foi horrível”, disse Brenda Lebinski, mãe de uma aluna da terceira série. “Todo mundo estava histérico – pais, alunos. Havia crianças saindo da escola ensanguentadas. Não sei se foram baleadas, mas estavam ensanguentadas.” Imagens de TV mostraram carros de polícia e ambulâncias em frente à escola.

Pais eram vistos correndo na direção da escola e levando seus filhos embora. A cidade de Newtown, com população de 27.000 habitantes, está localizada no Condado Fairfield, 70 quilômetros a sudoeste de Hartford e 130 quilômetros a nordeste da Cidade de Nova York. Os Estados Unidos testemunharam uma série de massacres do tipo nesse ano, o mais recente em Oregon, onde um atirador abriu fogo dentro de um shopping na terça-feira, matando duas pessoas e ele mesmo.

Até agora, o massacre mais violento do ano no país ocorreu em julho durante uma pré-estreia do novo filme do personagem Batman. Na ocasião, um ex-universitário matou 12 pessoas e feriu 58 dentro do cinema no Colorado. Escolas são cenários frequentes de massacres desse tipo nos Estados Unidos.

No pior deles, em 2007, 32 pessoas foram mortas por um ex-aluno na Universidade Virginia Tech. Num outro caso marcante, em 1999, dois adolescentes assassinaram 12 colegas e uma professora antes de cometerem suicídio na escola de ensino médio Columbine, no Colorado. (Reportagem adicional de Dan Burns, Chris Francescani, Peter Rudegeair, Ellen Wulfhorst e Erin Geiger Smith)