Diversos assentamentos do Mato Grosso do Sul recebem mutirão de documentação para mulheres.

Cinco assentamentos próximos ao município de Terenos (MS) receberão o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nesta terça-feira (20).

A expectativa é que o total de mil mulheres sejam atendidas no mutirão, que vai das 8h às 17h. Os documentos e serviços a serem oferecidos são CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), fotos 3 x 4, cópias de documentos, atendimentos do INSS (palestras, esclarecimentos e agendamentos), CadÚnico, Bolsa Família, Carteirinha do Idoso (pela Secretaria de Assistência Social), vacinas, aferição de pressão, teste glicêmico e cartão do Serviço Único de Saúde (SUS), entre outros.

“Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Com a documentação, as mulheres podem acessar diferentes políticas públicas, tais como os direitos à cidadania, aposentadoria e auxílio maternidade, e, também, às políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural”, explica a diretora de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR/MDA), Karla Hora.

Em 2012, Mato Grosso do Sul registrou dez mutirões em sete municípios, emitindo mais de 3,5 mil documentos a 4920 mulheres. Desde o ano de 2004, o estado já beneficiou 24,9 mil mulheres, em 103 mutirões.