Pular para o conteúdo
Geral

Assembleia apoia instituto que garante atendimento a dependentes químicos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sediará no sábado (25), a partir das 8h, o III Encontro das Famílias do Instituto Eurípedes Barsanulfo, com o tema “Família X Drogas – Quem vence?”. No evento, o juiz federal Odilon de Oliveira falará sobre a importância da família na prevenção e na recuperação dos dependentes […]
Arquivo -

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sediará no sábado (25), a partir das 8h, o III Encontro das Famílias do Instituto Eurípedes Barsanulfo, com o tema “Família X Drogas – Quem vence?”.

No evento, o juiz federal Odilon de Oliveira falará sobre a importância da família na prevenção e na recuperação dos dependentes químicos e fará uma análise da atuação do Poder Público. “A inexistência de políticas públicas de prevenção e de resgate dos dependentes é uma realidade em todo o Brasil e em nosso estado não é diferente”, afirma o juiz.

Odilon defende que recursos apreendidos de criminosos envolvidos com o narcotráfico sejam utilizados para financiar políticas públicas, que contariam com a parceria da iniciativa privada e das entidades não governamentais e religiosas, que hoje já se dedicam a esse trabalho junto aos dependentes e suas famílias. “Nossas prioridades devem ser a prevenção e a implantação de políticas acessíveis a todos para o tratamento e recuperação dos dependentes”, aponta o juiz Odilon.

O apoio do Legislativo ao projeto é considerado de extrema importância pelo presidente da Casa, Jerson Domingos (PMDB): “Como agentes públicos, temos que incentivar ações como esta, que têm como objetivo garantir atendimento aos dependentes químicos e suas famílias. É necessário amparar essa que é a base da sociedade. O fortalecimento e o bem-estar das famílias são fundamentais para nosso desenvolvimento social”.

Atendimento humanizado

Durante o III Encontro também haverá apresentação do Programa Evolutivo de Tratamento e Recuperação (PETRE), que está em fase de implantação no instituto. Atualmente, os internos permanecem no instituto por um ano, ininterruptamente. Com a nova proposta, eles ficarão no local pelo mesmo período, porém o tratamento compreenderá três etapas, envolvendo também a família e proporcionando o retorno do adicto à sociedade de forma gradual e não traumática. “Muitas vezes, há um choque quando as pessoas voltam para o convívio familiar e social”, explicou o presidente do instituto,Carlos Renato Ramos Nunes. Com o novo modo de atendimento, será trabalhada a reintegração gradativa e a reaproximação da família, bem como a reintegração social, de forma que os internos possam deixar a entidade, inclusive,empregados.

O evento também contará com apresentação musical da diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet,Profª. Clarice Maciel, que é cantora lírica. Logo após, haverá homenagem aos pais e internos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morto em tiroteio era sobrinho de um dos maiores fornecedores de maconha para o Brasil

VÍDEO: Motociclista fica ferido após bater em carreta no interior de MS

PF diz que Júnior Mano é ‘figura estruturante de organização criminosa’ para desvio de emendas

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

nelsinho trad

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra tarifaço de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

santa casa

Familiares e amigos se reúnem em oração por jovem internado na Santa Casa após ataque de pit bulls

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem mais de 39 mil CACs

MS está entre os 15 estados com maior registro de CACs

Trânsito

VÍDEO: Nutricionista morre ao bater moto de alta cilindrada em caminhão caçamba no interior de MS

Manoel Mello sofreu múltiplas fraturas e hemorragia interna

Política

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra tarifaço de 50% de Trump

A proposta visa abrir diálogo com parlamentares norte-americanos

Política

Suspensão da exportação de carne bovina aos EUA pode baratear preço em MS, avalia Governo

Frigoríficos de MS habilitados para exportar aos Estados Unidos decidiram suspender a venda porque lotes chegariam ao outro país após o início da taxação de 50%