Os candidatos convocados em segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingressar na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) devem ficar atentos com a data de matrícula estabelecida nos dias 30 e 31 de janeiro.

Nesta quinta-feira (26), o Ministério da (MEC) divulgou a segunda chamada com os nomes dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), responsável pelo ingresso de estudantes na UEMS. Em todo o País outras 94 instituições de ensino superior aderiram ao Sisu.

As matrículas acontecerão em apenas dois dias, 30 e 31 de janeiro, assim como foi feita na primeira chamada, todas as unidades da UEMS atenderão os aprovados, das 12h às 18h. Os documentos necessários para matrícula podem ser consultados aqui.

Como no ano passado, o número de inscritos na instituição e os locais de origem desses candidatos, refletiram no número de matriculados na primeira chamada. “O Sisu possibilita a inscrição de muitos treineiros, além de alunos que escolhem o curso que gostariam de fazer em qualquer lugar do país, mesmo não tendo a intenção de mudar para outras regiões. Podemos observar ainda, nas redes sociais também muitos que se inscrevem só para saber se passariam”, destacou o reitor da UEMS, Fábio Edir.

Para se ter uma ideia, a Universidade Federal do Ceará, que teve o maior número de inscritos no país, atingiu índice de ocupação de vagas de 42%, já a Unipampa do Rio Grande do Sul conbatilizou 23%. A UEMS teve uma média de 25%, porém, cursos em que se verifica que a maioria dos inscritos era do Estado, como geografia, em Campo Grande, cerca de 60% das vagas foram preenchidas.

A vice-reitora da UEMS, Eleuza Ferreira Lima, destaca que “Do total de matriculados na 1ª chamada, 80% são de Mato Grosso do Sul, o que vem ao encontro da proposta da Universidade, que é promover o desenvolvimento do Estado, por meio da qualificação de seus moradores”.

A coordenadora do processo seletivo da UEMS, Márcia Regina Martins Alvarenga, aponta que até agora tudo está transcorrendo normalmente, dentro do esperado. Segundo Alvarenga, dados definitivos sobre as ocupações de vagas serão obtidos após as matrículas da segunda chamada e convocações da lista de espera. No entanto, a EUMS ressalta que só podem concorrer a este processo para as vagas remanescentes, os que se inscreverem na lista de espera do Sisu.

Lista de espera

A Universidade faz o alerta aos candidatos que ainda não foram convocados. Como o Sisu tem apenas duas chamadas, eles devem se inscrever, de hoje (26) até às 22h59 do dia 1º de fevereiro, para a lista de espera. Aos inscritos, será possibilitado continuarem concorrendo às vagas remanescentes.

Para participar da lista de espera, o candidato deverá acessar o sistema até 1º de fevereiro e, em seu Boletim de Acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu, somente para primeira opção. O MEC pede atenção dos candidatos para que se certifiquem de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.