Pular para o conteúdo
Geral

Aprovado projeto que modifica taxa de saneamento em MS

Os deputados estaduais aprovaram quatro projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (22/8). Em primeira votação, o projeto de lei 120/12, do Poder Executivo, que dispõe sobre a TRS (Taxa de Regulação, Fiscalização e Controle do Serviço Público de Saneamento Básico). Conforme o governo, o objetivo da proposta é adequar a legislação em referência à questão […]
Arquivo -

Os deputados estaduais aprovaram quatro projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (22/8). Em primeira votação, o projeto de lei 120/12, do Poder Executivo, que dispõe sobre a TRS (Taxa de Regulação, Fiscalização e Controle do Serviço Público de Saneamento Básico).

Conforme o governo, o objetivo da proposta é adequar a legislação em referência à questão redacional, visando a melhor execução da lei, uma vez que alguns dispositivos, na prática, tornaram-se de difícil interpretação e aplicação.

Ainda de acordo com o Executivo, o 2º artigo da lei original, que compreende que a TRS será determinada pelo volume de atividades da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) relativas ao prestador, calculada pelo porte de suas operações, fica revogado, pois este dispositivo, segundo o governador André Puccinelli (PMDB), é dispensável.

A revogação do 2º artigo se deu em virtude de que o 3º artigo descreve, de maneira apropriada, a forma de cálculo da cobrança da TRS, sendo, portanto, mais adequado ao que se pretende. Nele está especificado que a TRS, equivalente a 0,5% sobre o valor mensal da receita bruta da delegatária, excluídos os tributos sobre ela incidentes, compreenderá as atividades de abastecimento de água e esgotamento sanitário e é devida a partir do momento em que o Poder Concedente celebrar o convênio de cooperação de que trata a lei federal 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, e o decreto estadual 12.530, de 28 de março de 2008, que dispõe sobre a prestação de serviços públicos de saneamento básico.

Já o 4º artigo, na lei original, estabelece que os valores da TRS incidentes sobre os serviços objeto de regulação, controle e fiscalização serão apurados pela Agepan, com base em informações a serem encaminhadas pelos delegatários à Agência, nos prazos e na forma por esta estabelecida. No respectivo projeto, são acrescidos dois parágrafos a este artigo.

O 1º parágrafo determina que na falta do encaminhamento dos balancetes mensais até três dias úteis anteriores ao vencimento, a Agepan adotará para cálculo dos valores da TRS, critérios baseados na média dos últimos três faturamentos. O 2º parágrafo defende que a Agepan deverá expedir instruções complementares à lei, no tocante à apuração, ao cálculo e ao pagamento da TRS.

Como o prazo atual, de dez dias, para o recolhimento da TRS, é inviável de execução pelas concessionárias de serviços de saneamento, o governo quer que a taxa seja recolhida diretamente à Agepan até o 25º dia do mês subsequente ao do faturamento.

Demais matérias – O projeto de resolução 029/12, que autoriza a licença do deputado Londres Machado (PR) por 15 dias para tratamento de saúde, foi aprovado em discussão única.

De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação o projeto de lei 124/12, que autoriza o governo a doar, com encargo, ao município de , um imóvel.

Por fim, os parlamentares aprovaram em primeira votação o projeto de lei 117/12, do deputado Zé Teixeira (DEM), que declara de utilidade pública estadual a Associação Hospitaleira de Assistência Social (Casa da Hospitalidade), com sede e foro na cidade de .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Táxi fica 15% mais caro em Campo Grande a partir deste sábado; confira novos valores

Raio-x: Resultados de exames realizados na rede municipal têm nova data de retirada

Saturação: operação da PMMS mobiliza equipes com viaturas e helicópteros em Campo Grande

Bairros se unem para realizar 1° Copinha de Futebol de Base sub-13 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Campeonato de Salto Estadual de hipismo ocorrerá este final de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Grande incêndio em vegetação ocorre ao lado de rancho de laçada de cavalo

Grande incêndio em vegetação, na noite desta sexta-feira (12), na região do Nova Lima em Campo Grande, ocorre em uma área militar do Exército ao lado de um rancho onde ocorre treinamento de laçada de cavalos. Porém, de acordo com informações, não há animais no local. O local onde o fogo se propagou fica na … Continued

Polícia

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata Nova Lima

É possível ver de longe a fumaça com tonalidade laranjada

Cotidiano

Campo Grande tem mais de 1,1 mil inscritos para desconto na compra da casa própria

Programa da prefeitura visa incentivar aquisição de imóvel para famílias de baixa e média renda

Cotidiano

Poste pega fogo e moradores ficam sem energia na Vila Olinda

O Corpo de Bombeiros está no local e tenta conter as chamas