Pular para o conteúdo
Geral

Após escândalos, ‘BBC’ enfrenta uma das piores crises de sua história

A BBC, uma instituição tão respeitada quanto a monarquia britânica, atravessa uma das piores crises de sua existência, após a demissão de seu diretor-geral, que terá que explicar a sua desastrosa gestão editorial em um duplo escândalo de pedofilia. George Entwistle, 50 anos, pediu demissão no sábado à noite, após permanecer no cargo por um […]
Arquivo -

A BBC, uma instituição tão respeitada quanto a monarquia britânica, atravessa uma das piores crises de sua existência, após a demissão de seu diretor-geral, que terá que explicar a sua desastrosa gestão editorial em um duplo escândalo de pedofilia. George Entwistle, 50 anos, pediu demissão no sábado à noite, após permanecer no cargo por um curto período de tempo: 54 dias vividos como um pesadelo à frente do maior grupo audiovisual público do mundo.

Uma audiência pouco convincente diante de uma comissão parlamentar fragilizou sua imagem no final de outubro. Uma entrevista a um jornalista da cadeia no sábado selou o fim de sua carreira na BBC. Suas atitudes vacilantes transmitiram uma imagem de um dirigente sem nenhuma influência real ao longo dos acontecimentos, até o ponto de ser apontado como “George Sem Curiosidade”.

O diretor-geral levou a culpa pelo duplo fiasco do Newsnight, um programa símbolo do jornalismo investigativo da BBC. No primeiro caso, Newsnight é suspeito de ter abafado um documentário que incriminava Jimmy Savile, apresentador da BBC entre os anos 60-80.

Savile, um excêntrico que chegou a receber da rainha o título de nobreza por sua atividade de caridade, é acusado de mais de 300 abusos sexuais de menores. Morto em 2011 aos 84 anos, Savile agora provoca tal repulsa que sua família tem destruído o seu legado com o epitáfio: “foi bom enquanto durou”.

No segundo caso, Newsnight pecou por sua precipitação, ao acusar falsamente de pedofilia o Lorde McAlpine, ex-líder do Partido Conservado nos anos 1970, com base no testemunho de uma suposta “vítima” que se retratou depois. A BBC não chegou a mencionar o nome de McAlpine, mas que se espalhou como fogo na internet, o que levou o primeiro-ministro, David Cameron, denunciar o clima de “caça às bruxas”.

Entwistle reconheceu que “o programa da Newsnight era inaceitável do ponto de vista editorial”. Tim Davie, diretor da rádio da BBC, substituto interino de Entwistle, deve receber neste domingo um relatório sobre os excessos que podem resultar em uma ação disciplinar.

Sem esperar, Chris Patten, presidente da Fundação da BBC, organismo regulador, lançou neste domingo uma necessária contra-ofensiva, já que o grupo sobrevive com o dinheiro dos contribuintes. “Nossa credibilidade depende da nossa capacidade de dizer a verdade”, disse Patten em entrevista à cadeia. “Se você me pergunta se a BBC precisa de uma profunda reforma estrutural, a resposta é absolutamente sim. E é isso que nós temos que fazer”, disse Patten, que foi o último governador da ex-colônia britânica de Hong Kong, e que também está no olho do furacão.

O tom dos jornais dominicais confirmaram o tamanho do problema. O Mail on Sunday falou de “um banho de sangue na BBC”. O The Sun escrevu “Bye bye, idiota”, enquanto Jonathan Dimbleby, um dos mais respeitados jornalistas da BBC, falou ao The Observer de “um navio à deriva que vai para os recifes”.

Essa crise ocorre em um contexto particularmente difícil para o grupo audiovisual, que sofreu cortes profundos em nome da austeridade. Representantes políticos e da imprensa relataram salários “exorbitantes” de alguns diretores e apresentadores de destaque. Além disso, esta tempestade na BBC amplia um profundo mal-estar na imprensa britânica já no banco dos réus pelo escândalo das escutas telefônicas praticada por tabloides.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TCE-MS acata recurso e aprova, com ressalvas, contas do ex-prefeito de Japorã

Entregador

Entregador tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

VÍDEO: Carro afunda no Rio Paraguai e bombeiros realizam buscas

sol seco tempo

Pele, mucosas e respiração: campo-grandenses já relatam efeitos da estiagem na saúde

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Entregador tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Quer aprender a dançar? UFMS abre vagas para aulas de dança de salão

Últimas Notícias

MidiaMAIS

João Gomes dorme em aeroporto e se prepara para show em Campo Grande: ‘Vamo ali’

Cantor do ritmo do piseiro e do forró de vaquejada irá subir ao palco no Parque das Nações Indígenas

Cotidiano

Pesquisa do Procon-MS registra leve queda na gasolina e alta no diesel em Campo Grande

Os dados comparam os preços de julho em relação a junho

Cotidiano

Viu o Toni? Spitz Alemão desaparece e tutora oferece R$ 1 mil de recompensa

O cãozinho desapareceu neste sábado, na região do bairro Marcos Roberto, em Campo Grande

Cotidiano

Prefeitura oferta cursos de tecnologia e uso de Inteligência Artificial a partir desta segunda-feira

Os interessados devem realizar a inscrição pela plataforma de cursos da Sejuv