Pular para o conteúdo
Geral

Após Câmara, Senado ‘devolve’ mandatos a cassados na ditadura

Depois da Câmara, foi a vez do Senado devolver simbolicamente os mandatos de oito parlamentares cassados durante o período da ditadura militar, entre 1966 e 1969, mais precisamente. Somente Wilson Campos, um dos senadores homenageados, teve o mandato cassado em 1975. O ex-senador Marcello Alencar, que também foi governador do Rio de Janeiro e prefeito […]
Arquivo -

Depois da Câmara, foi a vez do Senado devolver simbolicamente os mandatos de oito parlamentares cassados durante o período da ditadura militar, entre 1966 e 1969, mais precisamente. Somente Wilson Campos, um dos senadores homenageados, teve o mandato cassado em 1975. O ex-senador Marcello Alencar, que também foi governador do e prefeito da capital, é o único vivo entre os homenageados.

Além deles, foram homenageados o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, então senador por Goiás, Aarão Steinbruch (RJ), Arthur Virgílio Filho (AM), João Abraão Sobrinho (GO), Mário de Sousa Martins (RJ), Pedro Ludovico Teixeira (GO) e Wilson de Queirós Campos (PE). Os diplomas e broches foram entregues aos familiares dos ex-parlamentares.

Ao abrir a sessão especial em homenagem aos senadores cassados, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), citou Rui Barbosa para afirmar que anistiar não é um gesto jurídico, mas uma manifestação política. O presidente do Senado disse que, como consequência da anistia, houve compensações, como a reinserção dos cassados nas suas carreiras, reparando possíveis perdas causadas pelas ausências de progressão funcional. Sarney ressaltou, no entanto, que restava resgatar, ainda que de maneira simbólica, os mandatos dos parlamentares que foram cassados pelo regime militar. “É o que o Senado Federal está fazendo nesta sessão solene. É um ato de justiça e representa o resgate da memória nacional”, disse.

Após o discurso do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), os presentes ouviram um discurso de JK, da época em que era parlamentar. A filha de Juscelino, Maria Estela Kubitschek, discursou emocionada durante a homenagem. O ex-senador Arthur Virgílio Neto, próximo prefeito de (AM), também esteve presente na sessão, onde recebeu a homenagem no lugar do pai.

No último dia 6, a Câmara devolveu os mandatos dos 173 deputados cassados durante a ditadura militar. Desses, 28 estão vivos e participaram da solenidade em que tiveram seus mandatos simbolicamente devolvidos. Parentes dos 145 deputados cassados já falecidos receberam, na homenagem, os diplomas e broches de uso parlamentar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Trump e Bolsonaro em foto publicada por Jair em seu Twitter há algum tempo

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para um ‘duelo jurídico’

Feminicídio zero: MS pode ganhar ‘bancões’ vermelhos em praças para levar reflexão sobre crime

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Polícia investiga se pai também abusou do irmão de bebê morta após estupro em MS

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

Bolsonaro pode ficar preso por 43 anos

MidiaMAIS

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Evento reúne cultura japonesa, música, comida e diversas outras atrações

Mundo

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Segundo dados do Observatório Sírio, ao menos 135 pessoas morreram em 48 horas

Polícia

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

O suspeito pelas agressões é o próprio companheiro da vítima