Pular para o conteúdo
Geral

Apesar de problemas climáticos, cana avança em MS e deve moer 12% a mais que 2011

A produção poderia ser melhor, segundo Hollanda, se tivesse chovido no período necessário para o crescimento da plantação e seca na colheita
Arquivo -

A produção poderia ser melhor, segundo Hollanda, se tivesse chovido no período necessário para o crescimento da plantação e seca na colheita

Mesmo com os problemas climáticos registrados no ano passado e início deste ano, Mato Grosso do Sul deve moer 11,7% a mais de cana-de-açúcar nesta safra do que na anterior. Os dados apresentados nesta segunda-feira (16), pelo presidente da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de MS), Roberto Hollanda Filho, apontam que o estado deve colher 37,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

A produção poderia ser melhor, segundo Hollanda, se tivesse chovido no período necessário para o crescimento da plantação e seca na colheita. O problema que ocorreu o inverso e a previsão é que a chuva castigue a colheita agora.

“Já viemos de três frustrações de safra por conta do clima. Choveu quando precisávamos de clima seco e a estiagem veio em hora errada. A seca neste começo de ano já influenciou a safra 2012/2013”, explicou.

Na safra passada, o número foi de 33,8 milhões de toneladas, na anterior (2010/2011), MS moeu 33,5 milhões e em 2009/2010 o Estado produziu 23,1 milhões. A área cultivada também deve crescer em 5,4%, atingindo 648 mil hectares no Estado. A área de colheita vai aumentar em 12%, enquanto de renovação vai ser 25% menor que na safra passada.

Emprego

O aumento da área plantada, em torno de 3% e mais 5,72% de produção na safra 2012/2013, também ampliou as oportunidades de emprego no setor sucroenergético do Estado. Serão mais 3 mil novos empregos diretos. A alta representa 10,34% no montante de empregos disponibilizados, totalizando 32 mil empregos no setor na atual safra ante os 29 mil que existiam na produção 2011/2012.

Novas Indústrias

Duas novas indústrias estão sendo instaladas em Mato Grosso do Sul. A vale do , do grupo Adecoagro, em Ivinhema tem previsão para começar a funcionar em novembro. Já a Usina Aurora, em , deve iniciar as atividades em maio.

Desafios

O setor sucroenergético de MS e do Brasil enfrentará desafios importantes ao longo dessa safra. Segundo o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, o primeiro é continuar aproveitando o extraordinário potencial do setor e o converter em realidade, apesar da ausência de políticas públicas adequadas ao nível do governo federal.

“Inexplicavelmente aliado de um pacote que desonerou alguns segmentos de nossa economia, ainda vê-se o etanol enfrentar uma injusta concorrência com uma gasolina de preços mantidos artificialmente baixos. Programas de financiamento existem, mas com uma cortina burocrática que impedem resultados no campo”, conclui.

(Com informações da Assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

Trump e Bolsonaro em foto publicada por Jair em seu Twitter há algum tempo

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Últimas Notícias

Cotidiano

Volume de chuva em Campo Grande fica 41% abaixo da média histórica

Dados sobre volume de chuva foram divulgados pelo Cemtec-MS nesta terça-feira

Política

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Câmara Municipal de Campo Grande limpou a pauta antes do recesso parlamentar, que inicia na quarta-feira (16)

Esportes

Yuri Alberto é vetado e Corinthians fica sem os principais atacantes do time

Yuri segue se recuperando de uma fratura na vértebra e pode voltar aos campos no próximo sábado

Brasil

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

Bolsonaro pode ficar preso por 43 anos