As apresentações gratuitas do Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro pelo interior continuam. O projeto, desenvolvido pela Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, leva Douados, neste domingo (28), por volta das 19h30, no Teato Municipal, a peça teatral Apareceu a Margarida, do Teatral Grupo de Risco, de Campo Grande.

 Espetáculo Dona Margarida é o retrato fiel de um ser humano com toda a sua complexidade e contradições. Uma professora que começa muito docemente a dar uma aula de biologia e no decorrer do percurso altera seu comportamento abruptamente, indo da doçura maternal, sedução e lascívia ao ápice da crueldade e violência psicológica.

Com um comportamento ditatorial e opressor acaba por se estabelecer como o poder supremo e inquestionável diante dos alunos, exaltando a característica manipulável do ser humano. A proposta de encenação desta montagem busca referências nas convenções do “teatro do absurdo”, se apropria de elementos do “teatro épico” com a clara intenção de revelar os subtextos, entrelinhas e metáforas de uma obra que vai além da comedia fácil e do drama simples, tendo o contato direto e verdadeiro com a plateia como espinha dorsal do espetáculo.

O espetáculo aposta na percepção do público, na riqueza emblemática do texto e no trabalho do ator para falar com metáforas de um tema extremamente complexo que é a alienação de toda uma nação por forças tão claramente presentes quanto invisíveis e sutis.

Tudo isso sem perder o tom cômico e jocoso que se alterna com climas de grande tensão e dramaticidade e momentos de grosseria e extrema doçura conduzidos por uma personagem fascinante, que vai do cômico ao dramático, do real ao absurdo e do comovente ao irônico com um controle absoluto da plateia.

Circuito

Por meio de edital, a Fundação de Cultura selecionou oito espetáculos teatrais de grupos com atuação comprovada em Mato Grosso do Sul para realizarem apresentações em teatros, espaços alternativos, ruas e praças de 30 municípios do interior do Estado.

O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro divulga as produções do Estado e estimula a cultura, fomenta a formação de plateia e o surgimento de novos grupos por meio de ações alternativas, pesquisas e intercâmbios entre os participantes.

Serviço: A entrada para todos os espetáculos é franca. Outras informações no Núcleo de Teatro da FCMS, pelos telefones (67) 3316-9172 ou 3316-9173.