A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o prosseguimento de viagem da embarcação Balmoral após inspeção que detectou sete pessoas com gripe e três com diarreia, no porto de Santos. O navio com cerca de 1,2 mil passageiros agora segue viagem para Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

“Já foi liberado com sete pessoas com síndrome gripal e três com diarreia. As condutas todas foram tomadas. Fizemos novas coletas de exames”, disse Acary de Oliveira, chefe da Anvisa em Santos. Pela previsão inicial, 29 pessoas estariam infectadas. No entanto, somente dez – a maioria de idades mais avançadas – tiveram doenças detectadas. “São senhores do Reino Unido. É uma viagem longa, natural acontecer isso”, explicou. Cinco dos sete tripulantes gripados foram isolados.

A inspeção começou às 11h de quarta-feira e só terminou à tarde. A preocupação com a chegada da embarcação foi motivada pela suspeita de 50 casos de gripe e 30 de diarreia vinda de Montevidéu, no Uruguai. Assim como no país vizinho, ainda haverá um melhor estudo dos exames.

A Anvisa ainda apontou pequenas irregularidades no Balmoral, mas garantiu que não geram preocupações e que os responsáveis já foram notificados. O navio foi liberado oficialmente à 0h desta quinta-feira do porto de Santos. No Brasil, ainda passará por Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza.