Prefeitura estima que pelo menos 70 mil visitantes passem pelos três cemitérios públicos da Capital. A passagem de ônibus estará em R$ 1,00 neste dia

Vendedores ambulantes iniciaram nesta quarta-feira (31), a montagem de barracas nas imediações dos cemitérios públicos de Campo Grande: Santo Antonio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro), com vistas ao dia de finados. O prefeito Nelsinho Trad visitou os cemitérios para vistoriar a estrutura dos locais. São esperados pelo menos 70 mil visitantes a partir desta quarta-feira até o próximo final de semana.

Um sistema logístico eletrônico, com sete computadores, será disponibilizado a partir desta quinta-feira (1º/11) e permitirá que o visitante identifique a quadra e o lote na qual o ente está sepultado. O sistema funciona desde 2010 e sempre é disponibilizado nos dias de maior visitação.

Conforme a administração do cemitério Cruzeiro, as visitações já começaram a acontecer. Várias famílias vão até o local para limpar os túmulos. Os administradores esperam a visita de mais de 30 mil pessoas na próxima sexta-feira (2).

Nadir Rodrigues Carvalho (65), foi até o Cruzeiro junto com a nora para fazer a limpeza do local onde seu pai foi enterrado. “Onde meu pai está não tem túmulo, mas sempre deixamos arrumadinho.”, conta Nadir, que também possui um sobrinho enterrado no local.

Ambulantes

De acordo com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), os ambulantes devem ficar instalados a 100m do portão de entrada.

A vendedora Valdenora Almeida revela que há cinco anos monta sua barraquinha no cemitério, no dia de finados. “Vim ontem à noite para reservar meu lugar. Além disso, tenho que ficar dia e noite aqui, o máximo que saio é pra ir em casa tomar banho. Se bobear, outro vem e toma.”

Ela se diz empolgada com a data, pois aumenta consideravelmente sua renda. “Ainda só vendo as artificiais (flores), mas pretendo começar a vender a natural no próximo ano.”.

Conforme a prefeitura, não há cadastro para a instalação de barracas, ficando a critério dos ambulantes. Fiscais da Secretaria estarão acompanhando a atuação de vendedores nas imediações dos cemitérios.

A Prefeitura informou ainda que na sexta- feira (2), 22 fiscais estarão espalhados nos cemitérios municipais para, além de orientar quem estiver vendendo artigos alusivos ao dia, como velas e flores, impedir que este tipo de comércio atrapalhe a movimentação dos

No Cemitério Santo Amaro estão enterrados 37.141 pessoas; no Santo Antonio existem 8.439 e no São Sebastião outras 25.087.

Limpeza

De acordo com o responsável pela empresa contratada para administrar os cemitérios, Milton Taíra, os três cemitérios públicos de Campo Grande já estão em fase final de preparação para as visitas durante o feriado de Finados.

Equipes estão nos locais para serviços de limpeza em geral, pintura em todo o meio-fio, poda de árvores e corte da grama.

Devido a grande demanda, nos cemitérios Santo Amaro e São Sebastião, a Semadur irá disponibilizar, nos dias 1º e 2, caminhões-pipa para que as pessoas possam realizar a limpeza dos túmulos dos entes queridos.

Serviço

Em dias normais, o horário de visitação é das 7 horas às 17 horas. No Dia de Finados (2), os cemitérios serão abertos às 5 h da manhã e funcionarão até o anoitecer.