A 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro organizada pelo (MEC) e pela Fundação Itaú Social, classifica pela primeira vez participantes douradenses para a etapa semifinal.

Sob a orientação da professora, Dora Ferreira de Souza, as alunas Carolaine Aparecida da Silva (E. E. Presidente Vargas) e Edilaine Chimenes Araújo (E.M. Professora Efantina de Quadros) foram selecionadas para a etapa regional com uma crônica e um poema (confira abaixo), respectivamente, segundo a Coordenadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, Mariolinda Ferraz.

As alunas acompanhadas pela professora participarão da etapa do gênero crônica de 05 a 07 de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte, e da etapa do gênero poema que acontecerá em Fortaleza, Ceará, de 20 a 22 de novembro.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.