O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) deu início na última semana à quarta etapa da Campanha Pedestre, eu Cuido! Nessa fase o órgão conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Através do termo de cooperação assinado entre o Detran-MS e a Sesau, os agentes de saúde, incluirão em suas visitas às famílias, informações sobre trânsito, como por exemplo, a correta utilização da faixa de pedestre. Para a agente Comunitária de Saúde Sueli Fernanda Afonso dos Santos as novas informações são muito importantes. “Nós temos um elo grande com as famílias, e isso vai ajudar bastante”, afirmou.

Os agentes são separados em grupo para passarem por uma capacitação que está acontecendo desde setembro, e conforme o término do curso,as informações necessárias já são incluídas em suas visitas. Na visão da enfermeira do Serviço de Gestão da Estratégia de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde (Sesfacs) Hena Diana Lopes, a aceitação das famílias quanto às informações de trânsito está sendo positiva.

“Além de falar sobre as doenças, falar também sobre trânsito que já se tornou um problema de saúde pública é uma novidade, e as pessoas precisam dessa orientação mais de perto”, acentuou Hena. As capacitações dos agentes comunitários de saúde vão até janeiro de 2013.

O programa de educação de trânsito voltado para a segurança do pedestre foi lançado pelo Detran-MS, em novembro de 2011, com uma campanha intensa de conscientização dos condutores sobre os direitos do pedestre. “Nós começamos pelo condutor, com a intenção de fazê-lo respeitar os direitos do pedestre. Depois passamos a orientar os pedestres nos locais onde foi realizada a campanha com os condutores”, relembra Elizabeth Félix da Silva.

Em fevereiro de 2012, o Detran-MS iniciou a campanha Volta às Aulas, com o tema “Pedestre, eu cuido”. Cerca de 50 mil estudantes foram orientados durante os primeiros cinco meses do ano. Além das escolas e das ruas, o Detran-MS levou a campanha “Pedestre, eu cuido” para as entidades religiosas, empresas de transporte coletivo, secretarias de governo e empresas privadas.

Em junho a campanha se concentrou nos terminais de transporte coletivo, onde foram distribuídos livretos informativos sobre a correta utilização das faixas de segurança.

O programa “Pedestre, eu cuido” conta com parceria da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), bem como, Polícia de Exército, Rotary Clube, Águas Guariroba, Centros de Formação de Condutores, Centro Brasileiro de Condutores (CBC), Secretaria Municipal de Educação e Cassems.