Acontece nesta terça-feira (20), a eleição da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) que irá escolher a diretoria do triênio 2013 – 2015.
Diferente de eleições anteriores, não é permitido aos candidatos à realização de boca de urna, sendo que uma comissão especial foi criada para averiguar denúncias.
Ao todo, a OAB/MS, localizada na avenida Mato Grosso, possui 10 mil advogados inscritos, sendo que 77% estão aptos, contabilizando 7.705 votos. Em Campo Grande, as votações serão realizadas em 14 urnas.
Outra novidade é que a votação está sendo realizada em cédulas, principalmente porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não liberou as máquinas eletrônicas este ano.
Por conta do evento, o expediente foi suspenso hoje e está previsto para até às 20h o resultado. Segundo o presidente da comissão eleitoral Newley Amaríllia, cada advogado deve levar 40 segundos para votar.
Os candidatos Marco Túlio, Júlio César e Alexandre Bastos podem cumprimentar e conversar, mas não pedir votos.
Candidatos
O candidato Marco Túlio, da chapa “Restabelecendo a Ordem” comentou que pretende defender os interesses dos advogados e rediscutir o processo eletrônico de votação. Entre suas propostas estão o maior acesso dos advogados ao fórum e a defesa dos interesses da classe.
Conforme o candidato Alexandre Barros, da chapa “Renova Ordem”, sua chapa é alternativa. Ele espera eleições limpas e que a democracia prevaleça. Como propostas, o advogado propõe a OAB dentro dos fóruns no Estado e devolver a credibilidade à profissão.
Júlio Cezar, da chapa “OAB Forte e Presente” comentou que é boa a expectativa quanto a eleição e que pensa em dar continuidade à gestão da atual presidência, iniciada por Leonardo Duarte, além do fortalecimento e valorização da classe.
(Alterado para acréscimo de informações às 10h34)