Pular para o conteúdo
Geral

Ação Social vai lançar programa de inclusão de deficientes no mercado de trabalho

O Programa será apresentado durante o “1º Seminário Empresa Inclusiva – Uma realidade Possível, Conhecer e Incluir”
Arquivo -

O Programa será apresentado durante o “1º Seminário Empresa Inclusiva – Uma realidade Possível, Conhecer e Incluir”

Durante o 1º Seminário Empresa Inclusiva – Uma Realidade Possível, Conhecer e Incluir, que será realizado nesta segunda-feira (29), das 8 às 17 horas, no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o presidente da Fecomércio, Edison Araújo, vão lançar o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Atualmente, segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul tem 525.979 habitantes com algum tipo de deficiência visual, auditiva, motora ou mental, o que representa 21,47% do total de 2 449.024 habitantes do Estado.

A maioria, ou seja, 409.581 pessoas, é composta por pessoas com deficiência visual, enquanto 150.190 pessoas têm algum tipo de deficiência motora, 107.610 habitantes apresentam deficiência auditiva e 32.488 pessoas são deficientes mentais, lembrando que uma pessoa pode apresentar mais de um tipo de deficiência e por isso os números estratificados são diferente do total geral de 525.979 habitantes com deficiência. Apenas em Campo Grande, do total de 786.797 habitantes, 21,6%, ou 170.453 pessoas, têm algum tipo de deficiência, dos quais 130.335 são deficientes visuais, 50.247 são deficientes motores, 33.632 são deficientes auditivos e 10.179 são deficientes mentais.
Além disso, do total de 1.180.477 pessoas empregadas em Mato Grosso do Sul, ainda conforme o Censo 2010 do IBGE, 257.073 delas têm algum tipo de deficiência, o que representa 21,78%. Na comparação com o total de habitantes com deficiência no Estado (525.979 pessoas), a metade ou 50,3% já está ocupada, restando fora do mercado de trabalho 254.457 pessoas com algum tipo de deficiência. Para contribuir com a contratação desses trabalhadores, o Sesi, o Senai, o Sesc e o Senac vão desenvolver o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
O Programa 
No caso do Sesi, será prestado serviço de consultoria junto às empresas, assessorando na implantação e prática dos preceitos da responsabilidade social empresarial por meio da valorização da diversidade e promoção da inclusão, enquanto o Senai, por meio do PSAI (Programa Senai de Ações Inclusivas), vai desenvolver ações de qualificação profissional voltadas para as pessoas com deficiência.
“O objetivo do Sesi será promover a contratação da competência, não da deficiência, valorizando o verdadeiro sentido da palavra incluir. Não significa apenas contratar a pessoa com deficiência, mas oferecer possibilidades para que elas possam desenvolver seu potencial, permanecendo e crescendo profissionalmente no local de trabalho”, detalhou o superintendente do Sesi, Michael Gorski.
Já o gerente de educação do Senai, Marcos Costa, reforça que a entidade também vai auxiliar na divulgação do Programa junto às empresas, informando a relação de cursos ofertados para formação da pessoa com deficiência na modalidade de aprendizagem industrial. “O Senai vai qualificar essas pessoas nos cursos alinhados com as necessidades das indústrias”, pontuou.
O Seminário
O 1º Seminário Empresa Inclusiva – Uma Realidade Possível, Conhecer e Incluir é uma realização da Fiems, por meio do Sesi e Senai, do Ministério do Trabalho, por meio da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Funsat (Fundação Social do Trabalho), e da Fecomércio, por meio do Senac, para a assinatura do pacto de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O objetivo do encontro é promover a reflexão e conhecimento mais amplo sobre as especificidades e peculiaridades do trabalhador com deficiência nas ocupações formais dos setores da indústria, do comércio e de serviços. A programação do evento inclui a palestra “As Transformações do Mundo do Trabalho para as Pessoas comm Deficiência nos Ambientes Corporativos”, com o desembargador do trabalho Nerey Azambuja.
Ainda durante o Seminário serão apresentadas as especificidades dos trabalhadores com Síndrome de Down (Sociedade Educacional Juliano Varela), com deficiência intelectual (Cedeg/Apae), com deficiência física, distúrbio neuromotor e paralisia cerebral (Associação Pestalozzi), com deficiência auditiva (Ceada) e com deficiência visual e baixa visão (Ismac). Além disso, também será apresentada a ferramenta IMO (Intermediação de Mão de Obra) pela representante da Funsat, Eliene Rodrigues de Souza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UE planeja propor suspensão de parte de laços comerciais com Israel

Governo de MS paga R$ 3,9 milhões em ração para cavalos da PM

Enganados a vida toda? Maquiadora viraliza ao descobrir segredo dos bolos de pacote em MS

Câmara de Dourados aprova lei para endurecer punição contra abandono de animais

Notícias mais lidas agora

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Construção do Fórum da Mulher em Campo Grande vai custar R$ 10,8 milhões

Últimas Notícias

Trânsito

Vai viajar? BR-163 tem 29 trechos interditados nesta terça-feira em Mato Grosso do Sul

Conforme a Motiva Pantanal, concessionária responsável pela via, são seis pontos de desvio e 23 em sistema pare-e-siga

Transparência

Agesul reabre licitação para reforma do prédio da SES-MS

Abertura da licitação será na quarta-feira, dia 17, às 9h30

Cotidiano

Instabilidade em sistema do Detran-MS atrasa resultados de provas da CNH

Detran-MS informou que sistema está atualizando os resultados e normalizando o sistema

Le Blog Maria Antonia

Morre ator Robert Redford, um dos maiores ícones de Hollywood, aos 89 anos

Uma estrela se apaga, mas a luz continua sua viagem!