No balanço final das eleições municipais, o PP (Partido Progressista) do prefeito eleito de Campo Grande, Alcides Bernal, conquistou a maior fatia dos 1,77 milhões de eleitores de Mato Grosso do Sul. Já a sigla partidária que angariou mais prefeituras no Estado é o PMDB. 

Com a vitória de Bernal, o PP aministrará cidade com 516,6 mil eleitores, equivalente a 29% do eleitorado sul-mato-grossense. Com a eleição de 23 prefeitos, nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o PMDB conquistou 18,77% do percentual de eleitores do Mato Grosso do Sul. 

Mesmo conquistando a prefeitura de 12 municípios, o PSDB e o PT ficaram atrás do PSB que alcançou vitória em quatro cidades. Isto porque além de Nioaque, Glória de Dourados e Coxim, o PSB reelegeu o prefeito Murilo Zauith em Dourados, cidade com o segundo maior colégio eleitoral do Estado, obtendo um total de 10,55% de eleitores.

Apesar do empate em número de prefeitos eleitos, o PT ficou na frente do PSDB com uma diferença de 23.046 eleitores. A vitória do petista Paulo Duarte em Corumbá concedeu ao PT, o quarto lugar, totalizando na soma do eleitorado de todos os municípios 179.223 pessoas. 

Em 2013 o PSDB terá o quinto lugar em força de eleitores no Mato Grosso do Sul. A sigla obteve com as 12 prefeituras, um eleitorado de 156.177 pessoas. Já o PR elegeu 7 prefeitos e obteve quase 95 mil eleitores.

Outro empate em número de prefeituras aconteceu entre o PDT e o DEM. Os dois partidos elegeram seis prefeitos no Estado. Porém, o PDT ficou com mais força, já que as cidades em que conquistou prefeituras são maiores em número de eleitores do que as do DEM.

O PDT tem 29.729 mais eleitores do que o DEM, que alcançou com a vitória nas prefeituras, 48.907 eleitores. O PPS governará em 2013, 55.898 eleitores com a única prefeitura que conquistou, a de Ponta Porã.

Quase nanicos, em termos comparativos, siglas que alcançaram nestas eleições uma ou duas prefeituras, são: PV, PT do B, PTB, PSD, PMN e PRP.