Dezesseis peões começaram o jogo, que trouxe uma surpresa para a quinta edição: os participantes foram separados e alguns foram morar no Celeiro e outros na casa da sede. Para conquistarem o direito de deixar a casa rústica, os confinados disputaram várias provas e, um a um, foram morar na casa central, com exceção de Lui Mendes. O primeiro eliminado do programa até chegou a deixar o Celeiro, mas, após a revisão da prova que venceu, constatou-se que ele levou vantagem na competição e conseguiu enxergar os obstáculos, uma vez que eles estavam vendados para a prova, e voltou para lá.

Brigas e intrigas também marcaram esta edição. Explosiva, Nicole Bahls ganhou destaque e abusou da sinceridade ao protagonizar discussões com quase todos os peões. Desajeitada, a ex-panicat também levou muito marmanjo ao delírio ao exibir suas partes íntimas ao trocar de roupa.

Ao longo dos meses, a cada semana um participante foi eliminado. Entretanto, os confinados, que lutavam para levar uma bolada para casa, foram surpreendidos por Gretchen. A rainha do rebolado não suportou a pressão do jogo, tocou o sino e anunciou sua desistência durante uma das festas temáticas.

Os 16 confinados também passaram por momentos de alegria, tristeza e muito sufoco. Desatentos, eles receberam diversas punições e ficaram sem água encanada, sem macarrão, sem pão, sem gás, entre outras coisas, durante um determinado período.

Angela Bismarchi protagonizou um dos momentos mais emocionantes da quinta edição do programa. Confinada, a empresária estava sem saber o que acontecia do lado de fora da fazenda e nem imaginava que uma tragédia acometia sua família: sua irmã, Angelina Filgueiras, morreu após levar um tiro no peito. Angela recebeu a notícia por meio de seu marido, Wagner de Moraes, e, mesmo abalada, preferiu continuar no reality show.

Finalistas

Extravagante, Léo Áquilla mostrou seu lado irreverente e animado. Ao vencer uma das provas decisivas, o performer foi o primeiro a garantir sua vaga na final do reality show. Felipe Folgosi mostrou garra e determinação e ganhou por cinco vezes a prova da Chave. Apesar da agilidade, o ator contou com a sorte para chegar à final. Viviane Araújo mostrou muito mais do que seu famoso rebolado. A musa do Carnaval enfrentou Nicole Bahls, na Roça mais aguardada do programa, e levou a melhor ao completar o trio finalista.

Nesta quarta-feira (29), descubra quem será o vencedor de A Fazenda 5 no Terra e acompanhe ao vivo, por meio do live blog, os momentos decisivos do reality show.