O ítalo-colombiano Diego Urbina, o russo Aleksandr Smolevsky e o chinês Wang Yue, voluntários que participam de um voo espacial simulado a Marte, pousaram neste sábado na superfície reconstituída do Planeta Vermelho.

Os três fizeram a viagem simulada a bordo de uma pequena cápsula espacial e chegaram à superfície marciana reconstituída por cientistas russos em um simulador do Instituto de Problemas Biomédicos de Moscou.

Os aspirantes a astronautas entraram no módulo de aterrissagem, fecharam a escotilha, se separaram da plataforma orbital e levaram uma hora para chegar ao planeta recriado, onde permanecerão durante 30 dias na que é considerada a maior simulação de voo ao Planeta Vermelho, informam as agências russas.

Nos próximos dois dias, os voluntários irão estudar a superfície marciana com a ajuda de um robô, o que inclui a busca de fontes de água.

A Agência Espacial Europeia (ESA) e a russa Roscosmos lançaram esse projeto 2004, contando posteriormente com apoio e financiamento da China.