Geral

Visita de Obama tem caráter simbólico, diz Sarney

A visita do presidente americano ao Brasil, neste fim de semana, terá um caráter muito mais simbólico do que “mudanças imediatas” na relação entre os dois países. A afirmação é do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para quem o Brasil e os Estados Unidos têm, hoje, uma “relação madura, boa e estabilizada”. “Sobretudo é […]

Arquivo Publicado em 17/03/2011, às 14h06

None

A visita do presidente americano ao Brasil, neste fim de semana, terá um caráter muito mais simbólico do que “mudanças imediatas” na relação entre os dois países. A afirmação é do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para quem o Brasil e os Estados Unidos têm, hoje, uma “relação madura, boa e estabilizada”.

“Sobretudo é um gesto simbólico, porque todos os interesses estratégicos dos Estados Unidos estão estabilizados a partir da América do Norte”, disse o presidente do Congresso Nacional, que participará do almoço oferecido a Obama, no sábado (19), no Itamaraty. O cardápio inclui picanha, farofa e baião de dois (prato sertanejo feito com feijão de corda, paio, arroz e queijo de coalho).

Parcerias nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, assim como acordos econômicos e comerciais, deverão dominar as conversas de Obama com a presidenta Dilma Rousseff no sábado. Os assuntos terão destaque no comunicado conjunto que será feito pelos dois presidentes.

Os assessores brasileiros e norte-americanos finalizam nove textos que deverão ser assinados estabelecendo acordos, memorandos e comunicados comuns. Dilma e Obama farão uma declaração conjunta à imprensa no fim da manhã de sábado, depois da reunião das duas delegações.

Jornal Midiamax