Geral

Viola caipira encerra encontro com a Música Clássica

Acontece hoje, 09 de novembro, às 20 horas, no Glauce Rocha, o encerramento do Encontro com a Música Clássica. Foram seis dias de concertos e recitais unindo os mais diversos gêneros musicais por meio do projeto que tem a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, […]

Arquivo Publicado em 09/11/2011, às 19h59

None

Acontece hoje, 09 de novembro, às 20 horas, no Glauce Rocha, o encerramento do Encontro com a Música Clássica. Foram seis dias de concertos e recitais unindo os mais diversos gêneros musicais por meio do projeto que tem a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio de suas respectivas Fundações de Cultura e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.


Para finalizar o encontro, o público da capital poderá conhecer um pouco mais da arte de Ivan Vilela (viola caipira), cujo trabalho musical caracteriza-se pelo diálogo e profundo respeito pela música de tradição popular brasileira, pela MPB e pela música erudita.


Ivan é professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP). Tem um importante trabalho fruto do encontro com Paula Ferrão (viola de arco e rabeca) e Gilberto de Syllos (contrabaixo e baixo acústico) que explora texturas e contrapontos a partir das composições de Vilela, consolidando o caminho do músico, que bebe nas fontes da cultura popular brasileira, na música erudita bem como no amplo universo da música instrumental.


Em apresentação solo ou com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, Ivan eleva a viola à categoria de instrumento a serviço da Música qualquer que ela seja. No repertório peças autorais como “Armorial”, “Bem”, “Fogo” e de outros compositores como Andelino de Oliveira autor de “A Tristeza do Jeca” e o Renato Kefi com “O Castelo dos Mouros”.


A noite também terá ainda a apresentação de peças de compositores de Mato Grosso do Sul, obras do violonista Marcelo Fernandes e dos maestros Eduardo Martinelli e Rodrigo Faleiros, além da apresentação do coro do festival preparado pela professora Thelma Chan.



Serviço


O Teatro Glauce Rocha fica no campus de Campo Grande da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Concerto às 20 horas. Entrada franca.

Jornal Midiamax