Pular para o conteúdo
Geral

Vigilância alerta para uso de molhos em bisnagas no consumo de alimentos

Consumidores de lanches devem ficar atentos aos estabelecimentos que ainda utilizam bisnagas para acondicionar molhos, maioneses, mostarda e ketchup. Este tipo de vasilhame é proibido pela Vigilância Sanitária. A maneira correta de oferecer os condimentos é sob a forma de sachês. A preocupação se estende às condições de manipulação, fabricação e conservação dos alimentos vendido...
Arquivo -

Consumidores de lanches devem ficar atentos aos estabelecimentos que ainda utilizam bisnagas para acondicionar molhos, maioneses, mostarda e ketchup. Este tipo de vasilhame é proibido pela Vigilância Sanitária. A maneira correta de oferecer os condimentos é sob a forma de sachês. A preocupação se estende às condições de manipulação, fabricação e conservação dos alimentos vendidos improvisadamente nas ruas da cidade.

“Esses produtos devem ser conservados sob refrigeração ou a uma temperatura acima de 60 graus Celsius positivos, para evitar a proliferação de bactérias”, alerta Milton Zaleski, chefe do Serviço de Fiscalização de Alimentos da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Ele aconselha, ainda, que a população evite o consumo dos alimentos vendidos na rua.

Faz parte do trabalho de rotina da Vigilância Sanitária a fiscalização dos bares, restaurantes e quiosques para verificar as condições higiênico-sanitárias desses estabelecimentos. No caso dos vendedores ambulantes de alimentos, a situação é mais complicada, como atesta Milton Zaleski: “não temos como acompanhar e controlar os ambulantes, muitas vezes eles não ficam no mesmo local”, esclarece.

Zaleski explicou que, quando os molhos são produzidos, o acondicionamento é feito de modo estéril, sem microorganismos patogênicos. “A partir do momento em que as embalagens são abertas, ficam expostas à contaminação pelo meio ambiente (bactérias do ar) e também pelo próprio manipulador (vendedor) ou consumidor”, observa o chefe da Fiscalização de Alimentos.

Produtos contaminados podem provocar a chamada toxi-infecção alimentar, cujos principais sintomas são diarréia, cólica, dor de cabeça, vômito e febre. De acordo com Milton, “o maior vilão dos alimentos é a maionese, porque é feita com ovo, alimento preferido da Salmonela, bactéria causadora de toxi-infecção”, avisa.

Os estabelecimentos que ainda mantêm as bisnagas para acondicionar os molhos estão sujeitos às penalidades definidas no Código Sanitário Municipal, que prevê, de acordo com o grau de risco ao consumidor, uma multa que varia de R$ 500,00 a R$ 15 mil reais. Além de apreender o produto irregular, a fiscalização sanitária autua o dono do negócio e pode interditar o local se a infração for reincidente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

Fumacê amplia o combate à dengue em quatro bairros de Campo Grande

Checklist Definitivo para Escolher a Chácara Ideal para seu Evento

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

UBS da Reserva Indígena de Dourados recebe ar-condicionado após quatro anos de espera

Últimas Notícias

Política

Rinaldo Modesto deve acompanhar Rose e se filiar ao União Brasil

Parlamentar é candidato à reeleição em 2026

Política

Fábio Trad pode ser nome do PT para disputar o Governo do Estado em 2026, diz Zeca

Zeca destaca o otimismo com a disponibilidade do futuro político que Trad ainda não definiu

Famosos

Wagner Moura é esnobado no Emmy 2025; veja lista de indicados

Cotado para o Emmy 2025, Wagner Moura é esnobado e não leva nenhuma indicação por Ladrões de Drogas; veja a lista completa

Polícia

Confronto com a polícia acaba com criminoso morto em Campo Grande

Criminoso tem várias passagens pela polícia, inclusive por latrocínio