Pular para o conteúdo
Geral

Velório de Itamar reúne Lula, Collor e Sarney em MG

O corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco está sendo velado na Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG). A multidão que o aguardava desde cedo aplaudiu a chegada do corpo, às 11h15 deste domingo (3). Por volta das 11h30, a Câmara foi fechada por cerca de 30 minutos para uma cerimônia restrita a parentes […]
Arquivo -

O corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco está sendo velado na Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG). A multidão que o aguardava desde cedo aplaudiu a chegada do corpo, às 11h15 deste domingo (3). Por volta das 11h30, a Câmara foi fechada por cerca de 30 minutos para uma cerimônia restrita a parentes e amigos próximos. Depois o público que estava do lado de fora, em fila, pôde entrar para dar adeus ao político. Ele foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 1966 e 1974.

Às 12h15 chegaram à Câmara o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, José Sarney, o senador Fernando Collor de Mello, o vice-presidente, Michel Temer, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, entre outros políticos. Lula foi aplaudido e Collor, vaiado.

O avião da Força Aérea Brasileira com o corpo de Itamar, que morreu no sábado (2), aos 81 anos, chegou à cidade às 10h25. A aeronave decolou do aeroporto de Congonhas, em , às 9h15. No aeroporto da cidade mineira aguardavam a chegada do avião as filhas de Itamar, Fabiana e Georgiana, o senador Aécio Neves, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Matos.

O caixão com o corpo do ex-presidente foi coberto com as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e colocado no caminhão do Corpo de Bombeiros por volta das 10h45. O veículo saiu do aeroporto às 10h50 para seguir em cortejo pelas principais ruas de Juiz de Fora.

O corpo do ex-presidente deixou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, às 7h30, e chegou ao aeroporto de Congonhas por volta das 7h50.

Integrantes das Forças Armadas aguardaram enfileirados em Congonhas, ao lado do avião Força Aérea Brasileira, para receber o corpo. Um tapete vermelho foi estendido no chão. O corpo do senador e ex-presidente foi recebido às 8h45 com honras militares de chefe de Estado pelos integrantes da Aeronáutica, que o conduziram e o colocaram no avião às 8h50.

Na segunda-feira (4), o corpo do ex-presidente seguirá para , onde terá um segundo velório no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. A assessoria do Palácio do Planalto informou na manhã deste domingo que a presidente Dilma Rousseff irá a Belo Horizonte na manhã de segunda para acompanhar o velório. Segundo a assessoria, o avião da presidente deve partir de Brasília por volta de 9h30. Ministros também devem integrar a comitiva da presidente, mas a lista ainda está sendo preparada pelo Planalto.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador, o corpo de Itamar deverá ser levado no fim da segunda-feira para Contagem (MG) onde será cremado, atendendo a um desejo do ex-presidente.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília por volta das 10h deste domingo levando o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e outros 11 senadores para o velório, e chegou por volta das 12h em Juiz de Fora. Outro avião com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no mesmo horário na cidade mineira.

“Convidei todos os senadores e líderes para ir até Juiz de Fora dar o último adeus ao presidente Itamar”, disse José Sarney no sábado.

Ainda triste com o falecimento de Itamar, a quem chamou de “grande amigo”, Sarney afirmou que irá cancelar a sessão de segunda (4) no Senado: “Vamos mandar subir a sessão e realizar uma grande homenagem ao presidente Itamar.”

Sarney afirmou que recebeu um telefonema da presidente Dilma Rousseff que disse ter colocado à disposição da família o Palácio do Planalto, para que Itamar fosse velado com as honras de chefe de Estado. “A família não aceitou. Mas nem foi pelo jeito da família, foi bem o jeito do próprio Itamar. Ele dizia que quando morresse não gostaria que seu corpo ficasse perambulando de cidade em cidade”, lembrou Sarney.

Nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein informou que o ex-presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 de sábado.

Depois que a morte do senador e ex-presidente foi confirmada, as filhas foram embora para Minas Gerais. Não houve nenhuma cerimônia em São Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eventos desportivos no Mato Grosso do Sul: futebol, torneios de luta e estrelas locais

Temporal com fortes ventos derruba árvores em Bonito

Quatro são presos em flagrante e caminhão roubado no Paraná é recuperado

PF fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Brindes corporativos estratégicos para empresas de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carreta e carro deixa motorista com graves ferimentos

Após o atendimento emergencial, ela foi removida ao Pronto Socorro

Esportes

Seleção de Vôlei bate República Checa e garante vaga nas oitavas do Mundial

O bloqueio brasileiro não conseguiu parar o ataque checo

Cotidiano

Corpo de jovem campo-grandense que se afogou no Rio Aquidauana é localizado

Era casado e pai de 2 filhas e sua esposa está grávida de mais um bebê

Polícia

VÍDEO: em segundos dupla furta moto estacionada no Chácara Cachoeira

No Bairro Chácara Cachoeira em Campo Grande, nesta segunda