Pular para o conteúdo
Geral

Valter Pereira encerra mandato no Senado marcado pela aprovação do CPC

Código de Processo Civil valoriza a conciliação e dará agilidade ao judiciário brasileiro. Colegas no Senado destacam a competência e a seriedade do sul-mato-grossense no Congresso
Arquivo -

Código de Processo Civil valoriza a conciliação e dará agilidade ao judiciário brasileiro. Colegas no Senado destacam a competência e a seriedade do sul-mato-grossense no Congresso

Valter Pereira encerra seu mandato marcado pela aprovação do novo Código de Processo Civil (CPC) no Senado Federal. Como relator do projeto de lei, o parlamentar sul-mato-grossense percorreu o país em audiências públicas durante o ano passado para receber sugestões de vários segmentos da sociedade.

A proposta seguiu três linhas principais: reduzir a litigiosidade, simplificar procedimentos na Justiça e dar clareza e transparência a algumas questões, como cumprimento de contratos, despejo, cobranças de dívidas e divórcio. O código atual vigora desde 1973.

As principais mudanças do texto são a limitação da quantidade de recursos e a criação de um mecanismo para resolução de demandas repetitivas na Justiça. Com 300 artigos a menos que a lei em vigor, o projeto também valoriza a conciliação e mediação – práticas já adotadas pelo judiciário e que tentam solucionar os conflitos, evitando novos processos. “A Justiça que tarda é a que não é feita”, enfatiza o senador.

Mandato

O advogado campo-grandense de 67 anos deixará o Senado na segunda-feira (31) após quatro anos e dois meses de mandato. Assumiu a vaga após a morte do titular Ramez Tebet (PMDB). Antes de chegar ao Congresso, Valter Pereira exerceu os cargos de vereador, deputado estadual e federal por várias legislaturas desde a década de 1970 pelo PMDB – partido ao qual sempre permaneceu ligado.

Foi deputado federal constituinte e licenciou-se para assumir a Secretaria Estadual de Educação. Em 1995 foi nomeado presidente da Enersul.

Em seu último pronunciamento no Senado, Pereira lamentou não ter concorrido nas eleições de 2010 e se disse “vítima de manobras políticas dentro de seu partido”. Também prestou contas de suas atividades parlamentares ao longo do mandato – apresentou 26 projetos de lei de sua autoria e presidiu as comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA); Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC); entre outras ações.

“Deixo o Senado com certa frustração por não ter conseguido aprovar alguns projetos relevantes. No entanto, sinto-me recompensado por ter conseguido introduzir, no ordenamento jurídico, outras normas igualmente importantes”, avaliou o senador.

Depoimentos

Colegas de parlamento elogiaram o desempenho de Valter Pereira e destacaram que o sul-mato-grossense honrou o mandato de Ramez Tebet.

Marco Maciel (DEM-PE) destacou a competência e seriedade do senador, e afirmou que o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país por conta do trabalho de seus representantes no Congresso Nacional.

Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou que não vai estar por mais tempo ao lado de Pereira. Lembrou da dificuldade do sul-mato-grossense de substituir Ramez, um senador querido por todos na Casa. O pedetista felicitou o senador e se ofereceu como amigo na missão de lutar por igualdade de oportunidades aos brasileiros.

Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o trabalho de Pereira foi marcado com brilhantismo, inteligência e capacidade. Lembrou das relatorias assumidas pelo colega e completou afirmando que o colega fará falta ao Senado e também à nação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto vetado há 7 anos previa mensalidade de monitorados por tornozeleira em MS

Lula defende união de países da América do Sul para atuar contra “extremismos”

Time do Al-Hilal que jogou na copa do mundo de clubes

Al-Hilal anuncia desistência da Supercopa Saudita após o Mundial para descansar seus jogadores

Presidente do Corinthians não pensa em demitir Dorival: ‘Está prestigiado’

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção

Últimas Notícias

Polícia

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

PM foi acionada para apurar o caso após o jovem dar entrada na UPA na tarde desta segunda-feira (21)

Mundo

Queda global do dólar e sinal de que Brasil não retaliará EUA impulsionam real

Moeda brasileira ficou em alta, mas não suficiente para reparar a perda de 2% neste mês

Esportes

Rafinha chora ao anunciar a aposentadoria: ‘Hoje anuncio oficialmente o fim da minha carreira’

Lateral atuou no Bayern de Munique, Flamengo, Grêmio e São Paulo

Transparência

Prefeitura de Jardim contrata agência de publicidade por R$ 1 milhão

Ramal Propaganda LTDA foi a empresa vencedora da licitação