Pular para o conteúdo
Geral

Vaccarezza anuncia acordo para votar Código Florestal nesta noite

Depois de um dia inteiro de negociações entre integrantes da Câmara e representantes do governo, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou na noite desta quarta-feira (11) que o texto do novo Código Florestal finalmente poderá ser votado no plenário da Casa ainda nesta noite. Para acelerar o processo, o líder […]
Arquivo -

Depois de um dia inteiro de negociações entre integrantes da Câmara e representantes do governo, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou na noite desta quarta-feira (11) que o texto do novo Código Florestal finalmente poderá ser votado no plenário da Casa ainda nesta noite.

Para acelerar o processo, o líder do governo afirmou que os integrantes da base aliada concordaram em não apresentar emendas no plenário.

“Fechamos um acordo com a base. Nenhum deputado vai apresentar emendas ao texto do relator. O deputado Aldo Rebelo está ultimando o relatório. Nós vamos ter condição de votar hoje”, afirmou Vaccarezza, depois de uma longa reunião no gabinete da liderança.

Para viabilizar a votação ainda no final da noite desta quarta e no começo da madrugada desta quinta (12), Vaccarezza se reuniu por volta de 20h30 com os integrantes da oposição e dos partidos que defendem a área ambientalista, para tentar evitar a apresentação de emendas.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), no entanto, disse que as emendas “já estão prontas” e que a oposição não vai acatar a vontade do governo de analisar a matéria sem discussão.

Segundo o petista, o texto que será apresentado pelo relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), vai manter a isenção da obrigatoriedade de recompor reserva legal para propriedades de até quatro módulos. Já a questão do cultivo em Áreas de Preservação Permanente (APP), o governo irá editar por decreto as culturas que serão permitidas nas margens de rios e águas em geral. Nos casos de topos de morros e encostas, o texto do relator irá especificar as culturas permitidas.

Segundo Vaccarezza, mesmo contrário à isenção das propriedades de quatro módulos fiscais, o governo concordou em manter o texto do relator.

Questionado se a estratégia do Palácio do Planalto seria jogar o impasse para o Senado, onde o novo Código Florestal também será analisado – conforme disse o líder do PT na Câmara -, Vaccarezza desconversou.

“O Senado, é uma discussão do Senado. Sou líder do governo na Câmara. Há concordância que o deputado Aldo Rebelo inclua no seu relatório que ficam isentas todas as propriedades de até quatro módulos. Essa não é a posição do governo. É uma posição da base e do relator.”

O líder do governo também confirmou o acordo na questão das APPs. “Não existirá nenhuma flexibilização em relação às APPs. As exceções a partir do critério de utilidade pública e necessidade social e baixo impacto [margens de rio e águas] serão regulamentadas por decreto presidencial. Topos de morros já estavam resolvidos e está no texto do relator”, disse Vaccarezza.

Acordo

Para chegar a um acordo sobre um texto que pudesse viabilizar a votação no plenário da Câmara, Vaccarezza reuniu líderes no gabinete da liderança do governo durante boa parte da tarde e final da noite. Da Casa Civil, o ministro Antonio Palocci ficou em contato por telefone acompanhando em tempo real a evolução das negociações.

Deputados ruralistas, ambientalistas, da base e da oposição se revezaram nas conversações até que o governo decidiu não impedir a votação da isenção para pequenos produtores e estabelecer no papel a redação das culturas permitidas em APPs. Assessores dos ministérios envolvidos no debate do novo Código Florestal também acompanharam os debates.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fã de cerveja, campo-grandense nem pensa em deixar bares após crise do metanol

Pit bull mata cachorro durante ataque ao escapar de casa em Campo Grande

Brasil recebe 2,5 mil unidades de fomepizol, antídoto contra metanol

STF marca julgamento que pode retomar sistema de controle de produção de bebidas

Notícias mais lidas agora

Secretário avisou empreiteiro sobre Pix de R$ 20 mil antes de receber propina em MS

Perícia analisa digitais deixadas por ‘barbudo’ em explosivo no Terminal Morenão: O que se sabe

Alvo do Gaeco em MS, policial penal cooptado pelo Comando Vermelho é demitido

Lula após derrota da MP do IOF: é questão de dias para que ricos paguem imposto que merecem

Últimas Notícias

Polícia

Drogas que seriam enviadas pelos Correios são apreendidas pela polícia em Campo Grande

Ação da equipe da Denar, com emprego do cão de detecção, foi realizada na terça-feira (7), em transportadoras e agências dos Correios em Campo Grande

Transparência

TCE-MS aponta irregularidade em licitação e contrato milionário de Dourados

Conselheiro apontou análise sobre contrato de R$ 8,6 milhões

Polícia

Cão farejador encontra mais de 4,5 kg de drogas em agência dos Correios de Campo Grande

Encomendas com drogas saíram das cidades de Coronel Sapucaia e Ponta Porã e seriam levadas para aos cidades do Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro

Polícia

Perícia analisa digitais deixadas por ‘barbudo’ em explosivo no Terminal Morenão: O que se sabe

‘Barbudo’ ficou por 2h30 no terminal