Pular para o conteúdo
Geral

Usinas terão de garantir abastecimento de álcool

Em meio a ameaças de intervenção mais drástica do governo no mercado de etanol, as maiores usinas de açúcar e álcool do país começaram a negociar contratos de longo prazo para importação do biocombustível como uma tentativa de garantir, de forma preventiva, o abastecimento do mercado interno na entressafra. O governo prevê uma redução de […]
Arquivo -

Em meio a ameaças de intervenção mais drástica do governo no mercado de etanol, as maiores usinas de açúcar e álcool do país começaram a negociar contratos de longo prazo para importação do biocombustível como uma tentativa de garantir, de forma preventiva, o abastecimento do mercado interno na entressafra. O governo prevê uma redução de até 15% na oferta de etanol neste ano. Os usineiros do Centro-Sul do país avaliam um recuo próximo a 12%. Diante disso, a presidente Dilma Rousseff mantém a decisão de reduzir, de 25% para 18%, a mistura do etanol anidro na gasolina.

A iniciativa dos usineiros, ainda em gestação, combina com uma determinação da presidente Dilma Rousseff, que “não abre mão”, segundo um ministro, de exigir a celebração de contratos de longo prazo entre usinas e distribuidoras do combustível.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) ficou encarregada por Dilma de elaborar um “contrato-padrão” para todos os casos. Avalia-se que isso dará “garantia para novos investimentos” no segmento. A Petrobras também deve adotar esse contratos. A Petrobras Biocombustíveis, além de elevar fortemente sua fatia na produção de etanol, também ajudará a reforçar essa estratégia em parceria com a BR Distribuidora.

Parte das distribuidoras resiste em adotar o contrato de longo prazo por temer perdas com as fortes oscilações de preços características do mercado interno. “Eles batem na tecla da volatilidade, mas esse contrato reduziria esse risco”, afirmou um ministro ao Valor.

Uma maneira de “recompensar” o esforço dos usineiros, algo que o governo ainda avalia, seria atender aos pedidos de compensação pelos benefícios ambientais e sociais gerados pelo etanol. A medida poderia ser traduzida por um subsídio direto à produção de cana-de-açúcar, semelhante ao mecanismo usado para cobrir a diferença de custo da produção do Nordeste em relação aos canaviais do Centro-Sul. Também poderia haver uma desoneração tributária na cadeia produtiva ou a redução, e até mesmo retirada temporária, da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) do etanol – de R$ 22,54 por metro cúbico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ccrs

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no Estado

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Cassems

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

camera celular

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Para entidade, problemas na Aneel colocam em risco o equilíbrio do setor de energia elétrica e a proteção dos consumidores

Política

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar

TV & Novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa

Vai assistir? Crô, Griselda e Tereza Cristina estarão de volta em agosto; saiba os detalhes

Política

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

Efeitos da decisão de Donald Trump podem começar a ser sentidos em MS após frigoríficos suspenderem a exportação de carne aos EUA