A urbanização do bairro Guató passa também pela implantação da primeira Unidade de Pronto Atendimento da cidade, a UPA 24 Horas. As obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Corumbá e a previsão é que seja entregue pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) em setembro, durante comemorações do aniversário da cidade. Ficará localizada em uma região que está ganhando um conjunto habitacional com 800 moradias, dotado de equipamentos urbanos importantes como uma praça de esporte e laser, creche e pré-escola, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma unidade de saúde.

A unidade está sendo construída em uma área junto ao novo Conjunto Habitacional Ana de Fátima Brites Moreira. Terá 792,52 metros quadrados de área construída e os investimentos giram em torno de R$ 1,3 milhão, recursos oriundos do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura. Vai abrigar uma das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pela prestação de serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas.

A construção do prédio integra um pacote de obras de R$ 11,1 milhões lançado no ano passado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e vai refletir significativamente na melhoria da qualidade de prestação de serviços na área de saúde. Será de extrema importância para desafogar o Pronto Socorro Municipal, hoje a única referência na região, inclusive para moradores de Ladário e da Bolívia.

A primeira UPA 24h de Corumbá será dotada de salas estruturadas para intervenções de emergência, Raio X, nebulização, sala de procedimentos, de administração de medicamentos, consultórios médico e odontológico, além de salas para atendimento de fraturas, coleta de material para exames, curativos, observação, isolamento, espera, e outras dependências necessárias para um perfeito atendimento à população da parte alta da cidade, bem como pacientes vítimas de acidentes na BR-262 e nas empresas de mineração e frigoríficos localizados região. O local também vai atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência.

Contará ainda com setor de Classificação de Risco em Urgências, para que os pacientes possam ser atendidos conforme a gravidade, e não mais por ordem de chegada, que será feito por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde. Eles contarão com os equipamentos necessários para realização de diagnósticos e definição sobre a necessidade ou não de encaminhamento para hospitalização, sempre 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. A unidade é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências, uma das prioridades do Ministério da Saúde na tentativa de melhorar a resolução de casos na atenção às urgências, bem como diminuir a superlotação nos grandes hospitais.